Adriano Luz

A Allied Telesis, fornecedora de soluções para networking, inaugura uma subsidiária no Brasil.

A empresa, que atuava por aqui via distribuidores há dez anos, aposta na operação local para que o país represente 50% da atuação na América Latina em três anos. Hoje, o percentual fica em 21%.

Para isso, a estratégia compreende investimentos regionais. No Sul, por exemplo, a companhia tem um integrador em Caxias do Sul, a Viksul Telecom, mas a meta é encerrar este ano com ao menos dois integradores e um distribuidor na região, onde atende a 30 clientes.

“Estaremos cada vez mais próximos do Sul, recrutando novos parceiros de negócios e realizando eventos para verticais de nosso interesse, como indústria e governo”, afirma o country manager da empresa, Adriano Luz, que antes de ingressar na Allied trabalhou por dez anos na D-Link Brasil.

As ações de prospecção do mercado gaúcho já começaram: no segundo trimestre, a Allied realizou um evento com foco em datacenter para aproximadamente 40 usuários finais em Caxias, em parceria com a Viksul e a Furukawa.

Em todo o país, a  Allied projeta credenciar dez canais este ano, todos na categoria Três Estrelas, a mais alta de seu Partner Program, recém-lançado no mercado brasileiro.

Em 2009, a empresa atingiu faturamento global de US$ 400 milhões. Para incrementar os ganhos, o Brasil é uma aposta certa, segundo Luz. Tanto que, no ano que vem, a companhia pretende abrir uma fábrica de switches e soluções triple play por aqui.

“O país tem grande potencial de crescimento para a companhia”, afirma o executivo. “As recentes aquisições entre fabricantes do mercado de tecnologia deve deixar lacunas de mercado que poderão ser preenchidas por nossa estrutura”, complementa.

O country manager explica que no mercado nacional o foco inicial será o fornecimento de switches e soluções de voz, dados e multimídia sob um único canal de comunicação de banda larga (triple play) para operadoras de telecomunicações, governo e mercado corporativo de médio e grande porte.

“Posteriormente, ampliaremos a atuação para os mercados de construção civil, em especial os grandes condomínios verticais e horizontais, e também para o setor de segurança, que inclui Força Aérea, Exército e Marinha”, revela Luz.

Atualmente, a  Allied Telesis possui uma base de aproximadamente 600 clientes no Brasil, em segmentos diversos.

Partner Program
A Allied Telesis só trabalha com venda indireta. A companhia divide os canais em três categorias - uma, duas e três estrelas -, que são definidas segundo critérios como estrutura administrativa, de vendas, marketing e negócios, além do volume de vendas de produtos e valor de contratos conquistados.

O Partner Program da companhia dá acesso a benefícios, de acordo com a categoria vigente, a recursos como visitas de profissionais da Allied ao cliente final para fornecer informações técnicas e comerciais sobre as soluções, suporte a ações de marketing, atendimento personalizado por meio da equipe de Inside Sales da empresa, suporte de pré e pós vendas específico para o canal, além de  “rebates” (bonificações financeiras) para aquisição de produtos e registro de projetos.

Atualmente, já são integradores da companhia no país a Horus Telecom, de Brasília; Net Plus Teleinformática, de São Paulo; e Plug Mais, de Cuiabá, além da já citada Viksul.