O portal Terra adotou a solução Viprion, da F5 Networks.

Segundo a empresa, a ferramenta já reduz em mais da metade o consumo de energia, e garante o fornecimento de altos níveis de throughput e transações por segundo a um ambiente em constante expansão.

O Viprion faz parte da família BIG-IP da F5 Networks.

"Em vez de adicionar mais dispositivos na rede, com o Viprion ganhamos mais poder à nossa infraestrutura já existente", comenta o gerente de Tecnologia do Terra, Ruy Neto.

Segundo Neto, cerca de 28 equipamentos utilizados na antiga estrutura foram substituídos por apenas quatro Viprions da F5.

"Acabamos liberando estes recursos para outras finalidades", explica o diretor.

A opção também permitiu reduzir o espaço físico em rack em 27% - dos antigos 88 cabos de servidores, agora são apenas 16 cabos do Viprion, gerando uma economia de 30% em cabeamento.

De acordo com Neto, isso implica na melhoria da estrutura de refrigeração, pois têm menos cabos espalhados pelo ambiente dos data centers.

A plataforma Viprion serviu, ainda, para reduzir em torno de 33% o valor do contrato de manutenção do Terra para este ambiente.

Com pouco mais de dez anos, o Terra é uma das maiores empresas de mídia online da América Latina e uma das 32 maiores do mundo, graças a uma audiência média mensal de 70 milhões de pessoas na região, segundo o instituto de pesquisas ComScore.

Presente em 17 países latino-americanos e nos Estados Unidos, o Terra se baseia no tripé Notícias-Entretenimento-Esportes e conta com canais como o Sonora e o Terra TV.