Unimed integra 93 cooperativas com Polycom

O Sistema Unimed acaba de adotar nacionalmente um conjunto de soluções de videoconferência da Polycom, fornecedora que já atendia desde 2007 às unidades do Paraná e Rio Grande do Sul da operadora de planos de saúde.

A companhia investiu R$ 2,5 milhões na solução, implementada pela NetGlobe. Com a ferramenta, a meta é integrar a comunicação de todas as unidades, em um projeto batizado de Sistema de Integração Nacional (Sinal).

Foram adquiridos 42 equipamentos para salas de videoconferência, dois aparelhos de segurança de rede (firewall de vídeo), um servidor de gerenciamento dos equipamentos de videoconferência e um servidor multiponto de videoconferência com 80 portas.

inicialmente, entram em funcionamento 35 pontos de videoconferência, além das 22 salas já instaladas no Paraná e mais 35 no Rio Grande do Sul. Na fase final do projeto, a expectativa é integrar mais 93 cooperativas em todo país.

“Foram quatro meses estudando soluções e fornecedores, além de mais seis meses com implantações-piloto”, conta Mauro Back, superintendente de TI da Unimed do Brasil. “Agora, o objetivo é melhorar o atendimento, além de reduzir despesas com viagens de executivos e colaboradores”, complementa.

Segundo o gestor, no Rio Grande do Sul e no Paraná as Unimeds obtiveram retorno do valor investido na solução em menos de um ano e meio.

“E a comunicação melhorou muito. Inclusive a secretaria de saúde do estado do Paraná utiliza a solução da Unimed para transmitir comunicados para as unidades de saúde espalhadas no estado”, afirma Back.

Um dos recursos oferecidos pela solução mais comentados pelo superintendente é o de transmissão de conteúdo, que permite à rede de cooperativas exibir eventos via videoconferência e, apesar de a rede ser mista (privada mais Internet), manter um alto nível de qualidade de transmissão.

Já Antonio Cesar Neves, diretor de Tecnologia da Unimed Brasil, explica que as soluções Polycom também serão utilizadas para conectar as cooperativas durante treinamentos, cursos, palestras, workshops, comitês e reuniões entre as diretorias, bem como discussões de projetos comuns entre as Unimeds.

“Alguns eventos que irão utilizar a tecnologia de vídeo podem chegar a 500 pessoas e serão destinados tanto aos executivos quanto aos funcionários das singulares”, finaliza Neves.

Ao todo, o Sistema Unimed é composto por 375 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 16 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo país. A companhia detém 37% do mercado nacional de planos de saúde.