Tamanho da fonte: -A+A

Mesmo com a venda de parte do controle da Oi para a Portugal Telecom, a operadora continuará sendo uma empresa nacional.

Foi o que garantiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comentando a venda de 22,4% do controle da Oi para a PT, anunciada na quarta-feira, 28.

"A Oi continuará sendo brasileira da Silva", declarou Lula a jornalistas. Ainda segundo o presidente, a negociação com a PT é positiva para o Brasil, já que irá atrair investimentos para o país.

Quando comprou a Brasil Telecom, há cerca de dois anos, a Oi contou com apoio do governo federal, que aposta na empresa para competir com a alta presença de capital estrangeiro no setor de telecomunicações nacional.

Com a venda para a Portugal Telecom, surgiram rumores de internacionalização da operação. Lula, entretanto, diz não se preocupar com isso, e defende que a questão não é a empresa ser totalmente brasileira, mas sim "nacional".

Isso estaria preservado mesmo com a negociação com a PT, garante o presidente, que citou como exemplo a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce, que, apesar de terem capital misto ou investidores múltiplos, continuam sendo empresas nacionais, informa o TI Inside.