O brasileiro Agnaldo Calbucci, CEO da Atento

A Atento, empresa de call center do Grupo Telefónica, registrou aumento de 25% no lucro líquido no primeiro semestre de 2011, somando € 37 milhões.

Na receita operacional líquida, a empresa alcançou € 893 milhões no semestre, alta de 14,6% sobre o mesmo período do ano passado.

Já o EBITDA da companhia cresceu 27,2% no 1S11.

O período representou também o quinto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos no faturamento da companhia espanhola, que também expandiu a carteira de clientes, especialmente no Brasil.

Conforme o CEO da Atento, Agnaldo Calbucci, o Brasil foi o mercado de maior crescimento para a companhia no semestre, com 16,2% de expansão na receita local entre janeiro e junho de 2011.

Com isso, a participação do país no faturamento da empresa cresceu 55%, frente aos 54% que verificou no mesmo período de 2010.

Em toda a região Américas (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela), a receita da empresa cresceu 12%.

Já na EMEAA (Espanha, França, Marrocos e República Checa), o incremento anual foi de 14%.

“Diversificamos a carteira de clientes e registramos aumento no faturamento originado de clientes multissetor - aqueles fora do Grupo Telefônica - de 17,3%”, explica Calbucci.

Dessa forma, segundo ele, o faturamento procedente de clientes multissetor já representa 50,2% do total registrado pela Atento.

No mercado desde 1999, a Atento atua em 17 países, empregando cerca de 152 mil pessoas, que atendem a mais de 550 clientes.