Guilherme Godofredo Stark Bernard, 1964-2016. Foto: Acate.
Guilherme Godofredo Stark Bernard, um dos fundadores da Reason Tecnologia, em Santa Catarina, faleceu na última semana em São Paulo, aos 52 anos.
Bernard foi presidente a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) por duas gestões, liderando a instituição de 2012 até junho de 2016.
De acordo com o portal TISC, ele estava em tratamento em São Paulo e lutava há alguns meses contra um câncer.
Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bernard fez estágio na Fundação CERTI, onde teve início o seu interesse pelo empreendedorismo.
Juntamente com Jurandir Paz de Oliveira e Policarpo Batista Uliana, fundou a empresa Reason Tecnologia em 1991, focada em soluções de hardware para o setor elétrico. Ganhadora de diversos prêmios de inovação, a empresa abriu unidades nos Estados Unidos e Alemanha.
No ano de 2014 a Reason foi vendida para o grupo multinacional francês Alstom, que por sua vez foi adquirido em 2015 pela General Electric.
Bernard foi professor na Universidade Federal de Santa Catarina por 4 anos. Ele criou e investiu em diversas outras empresas, entre elas AQTech, Inovação Tecnologia, Power Opticks, Catamoeda e ProMotion.
Suas duas gestões à frente da Acate foram marcadas pelo forte incentivo a internacionalização das empresas catarinenses. Além disso, ampliou a interiorização da entidade, reforçando os convênios com os polos regionais. Bernard reforçou parcerias com o Sapiens Parque, articulou a criação da Rede de Investidores Anjo SC e de linhas de financiamento para fomento à inovação nas empresas.
Por fim, um dos principais legados foi a concretização em 2015 da nova sede da Acate, no Centro de Inovação Acate Primavera, na SC 401.
