LIVRARIAS

Ubiqui padroniza dados editoriais

A plataforma conta com um portfólio de mais de oito mil livros gerenciados.

21 de julho de 2015 - 15:43
Rafael Schäffer, fundador da Ubiqui. Foto: Divulgação.

Rafael Schäffer, fundador da Ubiqui. Foto: Divulgação.

Para uniformizar os dados dos livros conforme os padrões de diferentes livrarias, foi lançada em março a ferramenta Ubiqui.

A plataforma, que começou a ser desenvolvida em 2014, conta com um portfólio de mais de oito mil livros gerenciados das editoras e seus principais selos, como Novo Século; Talentos da Literatura Brasileira; Ágape; Figurati; Martin Claret; Primavera Editorial; Letras Jurídicas; Livrobits, entre outros.

O que a Ubiqui faz é uniformizar os dados conforme os padrões de cada uma das 200 livrarias (físicas e on-line) com as quais a ferramenta conversa. Entre elas estão Amazon, Saraiva, Nobel, Fnac, Submarino, Shoptime, Americanas, Ponto Frio, Extra, e outras.

Pelo painel de controle da Ubiqui, a editora faz um único preenchimento e a ferramenta distribui os dados conforme as necessidades e o sistema (Onix, XML, CSV, TXT ou Excel) de cada livraria, dispensando a necessidade de refazer o cadastro para cada varejista.

“Há uma redução real no tempo de operação. O sistema checa se o livro está nas livrarias, acessa os links e quando há qualquer alteração no cadastro nas livrarias, o usuário é avisado. Além disso, permite fazer ações de marketing e direcionar o consumidor para a compra direta na loja”, explica Rafael Schäffer, fundador da empresa.

A plataforma gerencia também os relatórios de vendas e direitos autorais. 

A remuneração da Ubiqui é feita pela quantidade de livros hospedados. Até 500 títulos, é cobrado um preço pela faixa de hospedagem. A partir dessa quantidade é cobrado um valor unitário.

O fundador da ferramenta também é CEO da Schäffer, empresa especializada em produção de e-books no formato ePub que atende a mais de 80 selos editoriais.