A Scala Data Centers, plataforma de data centers hiperescaláveis fundada pela DigitalBridge, anunciou a contratação de Agostinho Villela para a posição de Chief Technology Officer (CTO) da companhia.
ViIlela vem da IBM, onde atuou por mais de 13 anos. Na empresa, ingressou como ISC technical manager e passou por diversos cargos até chegar à diretoria de inovação da América Latina.
Em 2017, fundou a garagem de inovação da IBM Brasil e, em 2020, o Brazil 5G Telecommunications Solutions Lab, além de ser coautor de uma patente sobre cibersegurança e responder por uma submissão de patente sobre caching para assistentes baseados em voz.
Graduado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, o executivo também foi diretor de tecnologia na Automatos e na Solvo Missão Crítica em seus mais de 34 anos de carreira.
O profissional ainda é professor visitante em inovação rápida na Fundação Dom Cabral, empreendedor e mentor da Endeavor, Cross-systems IT Specialist e coautor de um Redbook sobre programação em computação distribuída.
\"Com a entrada do Villela em nosso time executivo, damos um passo importante para que a inovação permeie toda a companhia de maneira profunda e transversal\", afirma Marcos Peigo, cofundador e CEO da Scala.
Na Scala, Villela vai liderar as iniciativas de automação e inovação da empresa trabalhando quatro pilares principais: mitigação de risco, melhoria de qualidade, redução de prazo de entrega e maior eficiência.
\"Avaliaremos uma ampla gama de opções tecnológicas, que pode envolver o emprego de aprendizado de máquina não-supervisionado, modelos preditivos para caracterizar e antecipar problemas, visão computacional para garantir o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em obras e data centers e até identificar que ação está sendo realizada pelas pessoas\", detalha Villela.
Recentemente, a Scala anunciou a contratação de outro veterano da IBM. Serafim Abreu Junior assumiu como vice-presidente financeiro e administrativo da companhia em outubro.
A Scala surgiu em abril de 2020 a partir da compra da operação de data center do UOL, conhecida como UOL Diveo, pelo fundo de investimentos americano Colony Capital — que recentemente passou a se chamar DigitalBridge. Hoje, a operação brasileira conta com 300 profissionais.
Há 13 anos na empresa, o executivo era diretor de inovação para a América Latina.