Uma pesquisa divulgada pela Amdocs [1], fornecedora de sistemas e serviços de user experience, revelou que a maioria dos consumidores está disposta a compartilhar muitos de seus dados pessoais em redes sociais, em troca da oferta de uma melhor experiência pelas suas operadoras de Telecom.
A pesquisa, realizada pela Coleman Parkes [2] em abril, identificou estratégias que operadoras podem adotar para obter essa permissão de seus clientes, empregando estas informações para conhecê-los melhor e desenvolver novas fontes de renda.
De acordo com a pesquisa, 57% dos consumidores estão dispostos a fornecer outras informações pessoais, como: localização, nomes dos cinco principais amigos no Facebook e dados pessoais de familiares, em troca de recompensas financeiras ou melhores serviços.
Sobre as recompensas, os entrevistados citaram planos mais baratos (65%), maior velocidade da rede (61%), atendimento a clientes prioritário (54%) e planos compartilhados por vários dispositivos (50%). Além disso, 54% permitiriam que esses dados fossem passados a terceiros mediante condições certas.
No Brasil, esse número é mais evidente. Brasileiros se importam pouco com privacidade: entre os usuários de YouTube, Facebook e Instagram que foram entrevistados, mais de três quartos (77%) não se importam com questões relacionadas à privacidade.
64% confiam em suas operadoras e 74% teriam alguma resistência em compartilhar suas informações de consumo em troca de melhores preços nos planos.
Segundo Ian Parkes, da Coleman Parkes, os resultados desta pesquisa indicam que o setor vinha superestimando a falta de disposição dos consumidores em compartilhar seus dados pessoais.
“Muitos consumidores estão dispostos e desejam fornecer as informações desde que recebam algo em troca de suas operadoras. Com a possibilidade adicional de compartilhar essas informações com outras empresas, os dados dos clientes podem se tornar um novo tipo de moeda no setor", explica.
Clientes aceitam dar informações pessoais por recompensas financeiras e melhores serviços.
Links:
[1] http://amdocs.com
[2] http://www.coleman-parkes.co.uk