Uma dos grandes no mercado de software, a Microsoft [1] está investindo na produção de chips para seus aparelhos. Pela primeira vez, a empresa fará processadores in-house, que serão empregados no novo sensor Kinect, a ser lançado no final do ano.
Segundo destaca o Business Insider [2], o novo sensor contará com chips dotados com a tecnologia Time Of Flight, que aumentam a sensibilidade aos movimentos, detectando movimento dos dedos e expressões faciais, um aumento de precisão ao Kinect anterior, que usava tecnologia de captura de movimentos da empresa PrimeSense, de Israel.
Com a decisão de investir em chips desenvolvidos em casa, a empresa se soma a outras empresas como Apple, que investem no desenvolvimento interno de seu hardware, e depois deixam a produção em larga escala para terceiros. No caso do chip do novo Kinect, a manufatura ficará por conta da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.
Segundo Jon Erensen, analista do Gartner, o movimento da Microsoft em desenvolver, além do software, partes cruciais de seu hardware - no caso os chips - é uma tendência que está crescendo no mercado.
"É algo que permite a eles que se diferenciem. Todo mundo no mercado está usando os mesmos processadores", destaca Erensen, que também aposta que a empresa de Redmond deve ampliar seus movimentos nessa área.
Com base nesta expectativa, é possível prever que a empresa de Steve Ballmer venha a investir em componentes próprios para compor seus próximos dispositivos, como uma possível versão futura do Surface e smartphones com Windows.
Com isso, a Microsoft se somaria a outras fabricantes que também estão desenvolvendos chips próprios, como Samsung e Apple, diz Erensen.
"Além disso, outras empresas como LG, HTC e Lenovo também estão realizando pesquisas para seguir este caminho", completa.
Links:
[1] http://microsoft.com
[2] http://www.bloomberg.com/news/2013-08-15/microsoft-s-first-chip-brings-tank-finding-design-to-xbox.html?cmpid=yhoo&utm_source=Triggermail&utm_medium=email&utm_term=10%20Things%20In%20Tech%20You%20Need%20To%20Know&utm_campaign=Post%20Blast%20%28sai%29%3A%2010%20Things%20You%20Need%20To%20Know%20This%20Morning%20In%20Tech