Início > Artigo > Correlação de eventos aumenta a segurança a custo baixo
 
        
        Correlação de eventos aumenta a segurança a custo baixo
        Por s1fnul@baguete.com.br
        Criado em 13/06/2005 - 11:03
                
            Que a internet modificou o ‘modus operandi’ corporativo, ditando um ritmo novo e ágil totalmente difundido e praticado, ninguém discute. Mas, como se sabe, todas as vantagens virtuais da rede mundial, imprescindíveis para um mundo altamente competitivo, vêm sendo ameaçadas por ataques de hacker, vírus, trojans, spywares e outras pragas, antigas e novas, que exigem em  contrapartida a constante preocupação  dos empresários e desenvolvedores de sistemas por mais e melhor proteção. 
De fato, quando surgiram as redes corporativas, conectadas via web ao mundo, não se podia prever que tantos criminosos e vândalos virtuais iriam explorar de forma tão deplorável sua estrutura. A segurança das redes corporativas e da internet se tornou um caso muito sério e dispendioso. E, o crescimento absurdo de invasores, de vírus, trojans, Spywares e outras pragas tem tirado o sono de empresários, CIOs, CEOs e desenvolvedores de softwares, que precisam proteger, a todo custo, informações e sistemas.    
Como se sabe, há um empenho sistemático no combate à crescente sofisticação das pestes, vertiginosamente disseminadas pela web pelos hackers. Tanta preocupação justifica-se já que estamos falando na segurança de dados críticos e valiosos, na proteção contra invasões e na prevenção contra prejuízos morais e financeiros. 
Desta forma, tem-se trabalhado muito em tecnologias que tornem as redes corporativas mais seguras. Já que no campo jurídico a luta ainda é desigual, e a impunidade prevalece na maioria dos casos. Falta legislação específica sobre crimes virtuais e a jurisprudência, nem de longe, está formada. Assim, a batalha vem sendo travada mesmo, no campo tecnológico. De um lado, criminosos virtuais esmeram-se para furar os sistemas de segurança e os desenvolvedores empenham-se no desenvolvimento de sistemas de proteção cada vez mais avançados e eficientes. 
A partir da adoção de estratégias de segurança de múltiplas camadas por parte das empresas, aliada a avanços tecnológicos, assinala-se uma vitória sem precedentes contra invasores e vírus. Especialistas são unânimes em apontar a eficiência de soluções multi-camadas que envolvem práticas de segurança de servidores e hosts, passando por vários equipamentos, incluindo switches e roteadores, firewalls, sistemas IDS e IPS, VPNs, proxy e softwares antivírus, que gravam atividades na forma de logs. 
A grande virada provém de novos softwares, com recursos tecnológicos que ampliam a atuação e já mostram resultados animadores. De fato, estes sistemas fazem a segurança dos sistemas de segurança, agindo como vigias permanentes e em tempo real de logs, para coletar, analisar e normalizar as atividades em toda a rede. A diferença destas soluções para outras é a perspectiva de gerenciamento de segurança, que além da coleta e normalização, agrega e correlaciona os dados de um evento de diferentes fontes, de modo a identificar brechas de segurança, hackers, invasões e vírus que podem afetar dados valiosos da empresa. 
O monitoramento permanente dos eventos de toda a infra-estrutura de TI provê informações que permitem conhecer o comportamento dos hackers e detectar qualquer alteração suspeita. Para se ter uma idéia, alguns sistemas enviam alertas, o que permite adotar ações proativas. 
Sabe-se que a segurança é uma das principais preocupações das companhias, mas é preciso ter em mente que para se obter êxito, qualquer política de segurança deve contemplar a vigilância, em tempo real de logs.        
        
                    
        
                    
                Olho: 
                
                    Que a internet modificou o ‘modus operandi’ corporativo, ditando um ritmo novo e ágil totalmente difundido e praticado, ninguém discute. Mas, como se sabe, todas as vantagens virtuais da rede mundial, imprescindíveis para um mundo altamente competitivo, vêm sendo ameaçadas por ataques de hacker, vírus, trojans, spywares e outras pragas, antigas e novas, que exigem em  contrapartida a constante preocupação  dos empresários e desenvolvedores de sistemas por mais e melhor proteção.