Exatos 10 anos atrás Bill Gates publicou seu primeiro livro, \"A Estrada do Futuro\", praticando o que de mais arriscado pode um tecnólogo fazer: prever o futuro da tecnologia e arriscar-se a ser ridicularizado pela posteridade. Basta lembrarmos dos protótipos de \"Carros do Ano 2000\" que eram apresentados na década de 60 - até Batman se sentiria envergonhado de dirigir alguns deles. Para surpresa geral a releitura do livro de Bill é surpreendente. A partir da coleta das tecnologias embrionárias da época ele previu uma realidade bastante parecida com os nossos dias de hoje. Sim, ainda há alguns delírios - mas todos perdoáveis considerando o que havia na época. Onde qualquer exercício de futurologia costuma falhar? Geralmente na tentativa de interpretar novos conceitos com os olhos do presente.
Um e-mail - ou correio eletrônico - não é tão parecido assim com o correio convencional, e esta analogia às vezes gera confusões. Da mesma forma um computador no trabalho não é apenas uma ferramenta fantástica para a produtividade. Quem pensar assim terá se esquecido dos problemas que se tem com os vírus, spams, ataques virtuais, perdas de informação e e-mails fraudulentos.
Jean Paul Jacob, pesquisador da IBM, alcunhou o termo computação pervasiva (eufemismo simpático para \"invasivo\") para descrever o fato de que as tecnologias que alcançam o sucesso são aquelas que se incorporam no cotidiano das pessoas visando o conforto. Controles remotos e os banklines são suficientes para lembrar que o homem moderno busca cada vez mais facilidades para evitar as tarefas cansativas e estressantes. Se uma tecnologia o levar para este caminho ele a assimila. Se a tecnologia o fizer pensar muito ele a descarta. O que será a tecnologia em 2015? Viveremos ainda os mesmos problemas? Será que a sua própria geladeira fará compras virtuais no supermercado? Seu carro o levará automaticamente para o trabalho enquanto você escuta Vivaldi? Teremos nossos cérebros turbinados por interfaces positrônicas? Quem viver verá e poderá se divertir com a lembrança dos dias de hoje.
* André Matias é especialista em Tecnologia de Informação e diretor da PowerSolutions, premier business partner da IBM em Santa Catarina.