Por isso, a Comunicative busca explicar em algumas linhas cada parte: Marketing é uma filosofia de gestão orientada para o cliente, que engloba, essencialmente, produto, preço, praça e comunicação.
Fazendo uma analogia com a Teoria dos Conjuntos, poderíamos dizer que comunicação está dentro de marketing, mas marketing não está dentro de comunicação, assim como propaganda está dentro da comunicação, mas o inverso não é verdadeiro.
Dentro da comunicação, dispomos de ferramentas como propaganda, relações públicas, marketing direto, promoção de vendas e venda pessoal, onde cada uma executa uma tarefa estratégica, desde a venda de curto prazo à construção da identidade e imagem da empresa em longo prazo.
E qual é a melhor?
Depende, é a resposta.
Depende do público-alvo, depende, principalmente, do processo e dos papéis de compra, da forma que ele encara o produto ou o serviço. Depende do posicionamento da empresa e da sua concorrência no mercado em questão. Na comunicação tudo depende, tudo pode mudar (e muda).
É preciso prever cenários e antever tendências. A melhor forma de obter essas respostas é através de pesquisa de mercado. Com este instrumento é possível analisar o negócio da forma que o cliente o faz, é possível perceber fatores que só o cliente o percebe. De posse da grande riqueza que é a informação, a empresa pode planejar ações de comunicação focadas e estratégicas.
Por isso, a Comunicative busca explicar em algumas linhas cada parte: Marketing é uma filosofia de gestão orientada para o cliente, que engloba, essencialmente, produto, preço, praça e comunicação.