E isso para um setor que precisa da TI para agilizar e qualificar seus serviços e que quanto maior a estrutura, mais agilidade se agrega, como o caso dos hospitais que possem uma gama incrível de setores que necesitam ser integrados para infomar em tempo real cada entrada , ou seja,cadastro de paciente até a alta, passando pelos inúmeros estoques de limpeza, medicamentos, até os rhs de pessoal e outros pontos da logística da saúde. Além disso, a integração de todas as informações para o maior gerenciamento e a não sobreposição de tarefas é outro ponto que diferencia um estabelecimento com gestão e outro sem.
Para se ter idéia do que isso significa em termos práticos, vamos analisar a pesquisa de satisfação dos usuários do sistema único de saúde, realizada pela Secretaria Estadual (SES), onde foi verificando a qualidade do serviço e o tempo de espera para realização dos procedimentos, numa experiência inédita, num projeto real de avaliação da satisfação dos pacientes nos hospitais brasileiros. Dos dez hospitais destacados com melhores resultados, os dez possuíam sistemas de gestão.
Coincidência? Com certeza não, estar entre os dez com melhor atendimento e entre os dez por cento dos estabelecimentos que utilizam a TI como ferramenta para uma melhor gestão não é obra do acaso e sim, apostar que da entrada do paciente ao almoxarifado, tudo tem que estar funcionando como uma engrenagem, dinamizando o prontuário, dando baixa no remédio, encaminhando procedimentos e profissionais e ainda gerenciando RHs, financeiros e tudo mais que uma estrutura como uma pequena prefeitura que são os hospitais precisam é, no mínimo, estar entre os dez, mais nota 10.
Parabéns Fundação Universitária de Cardiologia - Instituto de Cardiologia (Porto Alegre), Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Hospital Universitário, Sociedade Portuguesa de Beneficência (Pelotas), Hospital Escola Universidade Federal de Pelotas - Fundação de Apoio Universitário Pelotas, Irmandade Santa Casa - Hospital da Criança Santo Antônio (Porto Alegre), Fundação Universitária de Caxias do Sul - Hospital Geral de Caxias do Sul, União Brasileira de Educação e Assistência Hospital São Lucas - PUC, Hospital de Caridade de Quaraí, Hospital de Ensino Dr. Miguel Correa Júnior (Rio Grande) e Associação de Caridade Santa Casa (Rio Grande), o cidadão com certeza soube avaliar!
* Jorge Branco é diretor da JME e vice-presidente da Assespro-RS.