Imagine-se caminhando pelo shopping na sexta-feira ao final da tarde, de repente você pára diante de uma tela e uma imagem gerada por computador fala com você: - Olá Sr. Carlos, nossa loja está com ternos novos, com a mesma qualidade daqueles que o senhor comprou no ano passado, e com desconto especial. Você não dá importância, segue seu caminho e passa na frente da floricultura, uma outra projeção fala com você: - Olá Sr. Carlos, sua esposa está de aniversário amanhã, temos rosas lindas em promoção, da cor que ela gosta. Você entra na floricultura, pede o buquê e um chip que está dentro do seu celular faz o débito do valor automaticamente de sua conta corrente.
Do que estamos falando? Quem viu o filme Minority Report, deve lembrar de quando Tom Cruise anda pelo shopping, sua íris é reconhecida automaticamente e imediatamente uma série de sistemas começa a acessar bancos de dados e a fazer ofertas de produtos baseados em características e hábitos do cliente, tudo isso calculado a partir de dados históricos de consumo.
Essa tecnologia é chamada de Computação Pervasiva ou Computação Ubíqua, a novidade é que ela começa aos poucos a passar da ficção para a realidade. A idéia é criar um ambiente onde os computadores se integram ao meio de tal forma que “desaparecem”, ou seja, as pessoas usam os computadores quase sem perceber.
Recentemente, a ERAD 2007 (Escola Regional de Alto Desempenho), mostrou algumas propostas de pesquisas nessa área. Os trabalhos acadêmicos estão preocupados com questões relacionadas a arquiteturas e plataformas de software e hardware necessárias para suportar a computação pervasiva e ferramentas de sensibilidade ao contexto ambiental. Tecnologias como dispositivos móveis, wireless, RFID, biometria, sensores, SOA e outras estão intimamente ligadas à computação pervasiva e são campo vasto para pesquisas.
As empresas já estão de olho nessa tecnologia, a relevância deste tipo de evento para os profissionais é perceber as soluções que estão sendo empregadas em pesquisas acadêmicas e tentar trazê-las para o contexto dos problemas empresarias. Já para os estudantes universitários, é importante para verificar as áreas de pesquisa que estão em expansão para aproveitá-las em seus projetos de mestrado e doutorado.
* Vladimir Gonçalves Dias é analista de sistemas da DBServer
Olho:
Imagine-se caminhando pelo shopping na sexta-feira ao final da tarde, de repente você pára diante de uma tela e uma imagem gerada por computador fala com você: - Olá Sr. Carlos, nossa loja está com ternos novos, com a mesma qualidade daqueles que o senhor comprou no ano passado, e com desconto especial. Você não dá importância, segue seu caminho e passa na frente da floricultura, uma outra projeção fala com você: - Olá Sr.