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A Indústria do Tratamento e Enriquecimento de Informações
Por mkd@trd.com.br
Criado em 26/03/2008 - 00:00
Com os crescentes aumentos nos volumes de informações referentes a clientes, fornecedores, produtos e os negócios ofertados pelas corporações, bem como os diferentes pontos de onde essa informação pode ser incluída, alterada ou excluída, identifica-se cada vez mais a necessidade de se organizar a informação de forma estruturada. Isso tudo para que a informação seja realmente um instrumento de tomada de decisões por parte de seus executivos.
Em um estudo do The Standish Group identificou-se que 88% dos grandes projetos de TI não são entregues dentro do tempo estimado e do orçamento por questões relacionadas com a integração de dados e a qualidade dos dados.
Mediante este cenário, temos presenciado cada vez mais as corporações procurando no mercado empresas especializadas em Tratamento e Enriquecimento das Informações. Com a aplicação de tecnologias, padrões e regras, essas empresas vêm efetuando um trabalho com um nível de qualidade, sucesso e efetividade extremamente alto, trazendo com isso um certo conforto para as corporações.
Mas este conforto aparente deve-se a um trabalho concluído pontualmente, devendo as corporações montarem uma estratégia que consiga, a médio e longo prazo, manter a qualidade destas informações.
Para tanto, alguns pontos críticos devem ser observados:
-Tratamento de informações
* Quais padrões serão utilizados quanto a Endereço, logradouro, CEP, Nome, etc.
* Regras para tratamento de duplicidades;
* Validação de informações legais (CNPJ, CPF, Inscrição Estadual, etc...)
Lembrando que essas regras e padrões devem ser definidos pelas Corporações.
-Enriquecimento de Informações
* Fornecimento legal das informações
Claro que poderíamos aqui abordar vários outros pontos críticos, entre eles, a demora em se colocar em produção uma base de dados tratada e enriquecida. Mas vou me ater a legalidade das informações, que é um fator importante, pois assistimos no mercado a criação do segmento de venda e compra de mailings, que muitas vezes deixa em dúvida a sua origem.
Diante deste cenário, uma iniciativa importante e que já estamos presenciando das empresas que prestam este tipo de serviço ou aquelas que, pela necessidade de seus negócios, tem que administrar de alguma forma as informações de seus clientes é a profissionalização permanente, seguindo algumas regulamentações importantes como PROBARE, ISO 27000 e outras.
Portanto, é necessário olhar este tema, como sendo algo que exigirá uma estratégia continuada da gestão e administração das informações relevantes para as corporações, mesmo que a iniciativa inicial seja um simples trabalho de tratamento e enriquecimento das informações.
Wagner Matheus é Diretor Geral da TRD Marketing Solutions
Olho:
Com os crescentes aumentos nos volumes de informações referentes a clientes, fornecedores, produtos e os negócios ofertados pelas corporações, bem como os diferentes pontos de onde essa informação pode ser incluída, alterada ou excluída, identifica-se cada vez mais a necessidade de se organizar a informação de forma estruturada. Isso tudo para que a informação seja realmente um instrumento de tomada de decisões por parte de seus executivos.