Início > Artigo > Network assessment: saúde em sua rede
Network assessment: saúde em sua rede
Por laurar@pressconsult.com.br
Criado em 05/05/2008 - 00:00
Vida pessoal e profissional. Atualmente mais interligadas do que se pensa. Há pouco tempo, a maioria dos cursos de gestão de tempo pregava que um indivíduo, para ter plenitude de vida deveria ter duas agendas (e o pior de tudo, conseguir administrá-las). Na agenda profissional, deveriam estar registrados compromissos como reuniões, workshops, eventos em geral, além das tarefas programadas para o dia. Já na pessoal, suas visitas ao médico, dentista, horários de lazer, fitness, enfim, ações relacionadas ao bem estar do indivíduo e de sua família. Felizmente, até mesmo estes especialistas já mudaram de opinião e admitem que o ser humano não pode ser dividido em dois, logo, sua agenda também não. Mas o que isso tudo tem haver com sua rede? Muito mais do que você pode imaginar.
Um organismo vivo. Esta é sua rede. Um complexo sistema, assim como o corpo humano, que possui cabeça, tronco e membros, ou melhor, cérebro, appliances e um emaranhado de cabos, mas que assim como o corpo, se não passar por revisões periódicas e não receber atenção, pode sofrer um colapso e prejudicar qualquer que seja a sua metodologia de administração de tempo.
Network Assessment: é aqui que queremos chegar. Se esta introdução fez você refletir sobre atitudes que tomou, ou não, com relação a sua saúde (como por exemplo, colocar em sua agenda uma visita regular ao seu cardiologista, considerada importante, e que se realizada nas datas programadas poderá ajudá-lo a evitar urgências, como a necessidade de uma visita de última hora quando seu coração, por falta de atenção, começa a manifestar sinais preocupantes) você entenderá facilmente a contribuição que esta solução pode lhe oferecer.
Avaliar se sua rede está preparada é a chave para o sucesso de uma implantação de Telefonia IP ou VoIP. O network assessment pode garantir respostas a perguntas como: A largura de banda WAN de que possuo hoje será capaz de suportar seus esforços de Telefonia IP ou VoIP amanhã? Posso emprestar largura de banda de aplicativos menos fundamentais para o negócio ou tempo ou será necessário adicionar capacidade? Qual será o impacto em meus atuais aplicativos? Como será o desempenho da comunicação na sua WAN?
A execução periódica do network assessment o ajudará a garantir que suas redes existentes e os níveis de serviço estabelecidos para o tráfego de dados, voz, streaming de vídeo, mensagens instantâneas, entre outros, consigam suportar as demandas adicionais impostas sobre elas, seja por adição de recursos de VoIP, telefonia IP, Videoconferência, etc.
Sabemos que o tráfego de dados atual e um novo tráfego adicionado podem coexistir em todas as extensões de uma rede, porém a largura de banda adicional necessária para o novo tráfego em uma rede convergida certamente terá impacto no desempenho de aplicativos comerciais cujos dados compartilhem essa largura de banda. É neste momento que o network assessment pode garantir tranqüilidade na implementação deste novo tráfego a qualquer gestor de TI.
Em termos práticos, não deixar de lado o fato de que você como gestor de tecnologia é sim o “pai da criança” e tratar de antecipar-se a eventuais problemas, pode garantir a você não apenas mais horas livres em sua agenda, mas principalmente a garantia de não ter de interná-la na UTI.
Aline Swensson é gerente de marketing da Telesul
Olho:
Vida pessoal e profissional. Atualmente mais interligadas do que se pensa. Há pouco tempo, a maioria dos cursos de gestão de tempo pregava que um indivíduo, para ter plenitude de vida deveria ter duas agendas (e o pior de tudo, conseguir administrá-las). Na agenda profissional, deveriam estar registrados compromissos como reuniões, workshops, eventos em geral, além das tarefas programadas para o dia.