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Falem bem de mim e falem bastante
Por pratesmorais@hotmail.com
Criado em 04/12/2008 - 00:00
Primeiro eram os banners, depois surgiu o e-mail marketing e, a seguir, vieram os links patrocinados nos sites de busca. Na verdade todos esses formatos de publicidade na internet continuam sendo utilizados em larga escala, visto que, a cada dia que passa, crescem mais os investimentos nesse novo (já nem tanto) tipo de publicidade.
Mais recentemente, uma outra alternativa de marketing vem despertando a atenção das agências e dos anunciantes: o MARKETING VIRAL. Segundo o Wikipedia, Wikipédia, a enciclopédia livre que é editada por milhares de colaboradores de todo o mundo, "o marketing viral e a publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares a extensão de uma epidemia." A definição original de marketing viral surgiu quando os serviços gratuitos de e-mail passaram a adicionar sua publicidade nas mensagens enviadas pelos seus usuários. Na verdade o Marketing Viral é o velho "boca a boca", uma ferramenta de marketing bem antiga que renasce com a internet. Com o avanço das novas mídias, redes sociais, blogs e comunidades virtuais, as empresas passaram a se utilizar de todas essas alternativas para divulgar novidades e notícias e, com isso, contribuir na formação de uma imagem positiva junto ao mercado. E a internet é uma excelente aliada. Com o advento da Web 2.0 a primeira idéia que surgiu foi que a nova revolução da internet seriam os sites de vídeos, como o YouTube. É certo que a onda de gravar e divulgar vídeos amadores caiu totalmente nas graças dos internautas do mundo todo, e se tornou mais uma forma de potencializar resultados de marketing na web. O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web que vem reforçar o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. Esse novo ambiente on-line se tornou mais dinâmico com a participação direta dos usuários na organização de conteúdo. Porém a maior "estrela" de toda essa enorme quantidade de sites colaborativos e redes sociais que resumem a WEB 2.0, é o blog. Os blogs se tornaram um "must" do marketing empresarial e pessoal. Quem não tem um blog? Os colunistas dos jornais já não escrevem mais colunas, eles "postam" textos nos blogs. O blog é um tipo de site instantâneo e gratuito que ficou acessível a maioria dos internautas por ser fácil de usar. O uso da mídia social pelos consumidores está mudando a forma como estes se posicionam em relação a marcas e também como decidem suas compras. Para se manterem relevantes, os varejistas precisam achar uma forma de incorporar a mídia social, como redes sociais e blogs nas suas estratégias de marketing. Se uma empresa marca presença na internet, as pessoas passam a obter informações positivas sobre ela e, consequentemente, passam a ter uma impressão positiva que será repassada para amigos e participantes de comunidades. Ponto positivo! Com a divulgação de informações (positivas é claro), as empresas criam condições para que os internautas conheçam e divulguem essas novidades e imagem positiva. É o marketing viral em ação. Mas além de dar sequência ao trabalho de multiplicação de informações positivas, as empresas podem também passar a conhecer melhor seus clientes e suas opiniões, o que é determinante para a adequação de estratégias de posicionamento, marketing e comercial. para completar é só fazer o monitoramento online dos resultados desse trabalho com pesquisas nos sites de busca sobre o que é “dito” sobre a empresa. É o novo/velho boca a boca que (re) surge. E as empresas estão atentas e sabendo o quanto é importante divulgar conteúdo e tomar conhecimento do público da internet, pois é um espaço onde qualquer um pode se expressar livremente. Ricardo Prates Morais é diretor da agência de marketing e publicidade online emarket
Olho:
Primeiro eram os banners, depois surgiu o e-mail marketing e, a seguir, vieram os links patrocinados nos sites de busca. Na verdade todos esses formatos de publicidade na internet continuam sendo utilizados em larga escala, visto que, a cada dia que passa, crescem mais os investimentos nesse novo (já nem tanto) tipo de publicidade.