Por tradição, o BI pertenceu como parte integrante dos profissionais dos setores de Tecnologia da Informação e dos especialistas em pesquisa de mercado, responsáveis pela extração de dados, implantação de processos e divulgação dos respectivos resultados ao administradores responsáveis pela tomada de decisões.
No entanto o advento da Internet mudou drasticamente “quase” tudo. Se até então a aplicação deste conceito era a de levar informação a poucos funcionários selecionados de uma empresa, para que fizessem uso em suas decisões, a Internet transformou esse cenário.
Hoje, a rede permite disponibilizar soluções de BI para um número maior de indivíduos. A Internet mais precisamente, o comércio eletrônico acelerou todas as transações de negócios em todos os seus níveis. Adicione a isso o novo perfil do consumidor, que se apresenta virtual, e para quem é preciso nortear ações em razão de suas reais necessidades.
Para saber quais são essas necessidades cada vez mais uma empresa precisa ter agilidade administrativa e comercial, capacidade de tomar decisões e refinamento nas estratégias de clientes, tudo isso dentro domenor tempo possível.
Internamente o BI não mudou de operadores, mas ganhou mais mãos e, principalmente, mais cabeças pensantes e com acesso às informações. O BI passou a ser tratado como uma aplicação estratégica integrada, estando disponível através de simples micros desktops.
Hoje, empresas de pequeno, médio e grande porte necessitam do BI para auxiliá-las nas mais diferentes situações para a tomada de decisão, e ainda para otimizar e melhorar o trabalho da empresa além de reduzir custos, eliminar a duplicação de tarefas e permitir previsões de crescimento da empresa como um todo.
Não importa o tamanho da empresa, mas a necessidade do mercado. O retorno que se espera de uma ferramenta de BI depende das prioridades de cada organização. Os sistemas de BI continuam evoluindo porque o mercado possui enorme potencial de crescimento.
A enorme velocidade imposta pelos negócios na Web exige que se dê disposição e autonomia para agir. O que se pode imaginar para o futuro é muito menos o que podemos chamar de ferramentas e muito mais o que o mercado competitivo necessita com urgência de soluções imediatistas e realistas para a tomada de decisão eficaz.
Aguardo vocês no nosso próximo encontro.Abraços Fraternos.
Fábio Vinícius Primak é Analista de Sistemas (UDESC) e Especialista em Gestão Contábil, Auditoria e Controladoria (FACINTER). É autor do livro Decisões com B.I.
Olho:
Por tradição, o BI pertenceu como parte integrante dos profissionais dos setores de Tecnologia da Informação e dos especialistas em pesquisa de mercado, responsáveis pela extração de dados, implantação de processos e divulgação dos respectivos resultados ao administradores responsáveis pela tomada de decisões.