Pesquisadores apontam que em um futuro próximo a internet será personalizada e móvel, oferecendo a informação desejada da maneira e no momento que o consumidor quiser e onde ele estiver. A grande responsável por essa mudança de comportamento é a tecnologia WiMAX, que permite um alcance nunca antes imaginado.
Uma pesquisa realizada pelo WiMAX Fórum aponta que até 2012 mais de 133 milhões de pessoas vão utilizar tecnologia WiMAX móvel e fixa. Desse total, 70% dos usuários vão utilizar dispositivos equipados com WiMAX móvel e portátil para acessar serviços de internet banda larga.
Em 2007, o número de usuários já passava de 1,7 milhão em todo o mundo, de acordo com a empresa de consultoria americana Maravedis. O impacto que essas cifras causarão já pode ser sentido no número de empresas envolvidas no desenvolvimento de produtos e aplicativos para essa tecnologia de infra-estrutura. O WiMAX Fórum estima que até 2012 mais de mil produtos serão certificados pela instituição.
Mas o que realmente isso significa? Atualmente é possível encontrar serviços Wi-Fi em diversos lugares públicos tais como aeroportos, cafés e até mesmo supermercados. A existência de hot spots, impensável há poucos anos, já representa um grande avanço para a portabilidade.
No entanto, o que fazer quando você não está próximo a um hot spot e precisa acessar alguma informação? A experiência pode ser frustrante, já que o alcance dessa tecnologia não vai além de alguns metros.
E se toda a cidade se tornasse um grande ponto de acesso? O WiMAX foi desenvolvido pensando em um alcance amplo. Essa possibilidade é um dos principais impulsionadores da adoção da tecnologia em diferentes países. No Brasil não é diferente. Em um país com dimensões continentais, não é possível pensar em conectividade sem que seja por banda larga sem fio. E a melhor maneira de proporcionar esse acesso é por WiMAX, pois o seu custo-benefício permite que ela alcance até mesmo rincões com pouca infraestrutura, permitindo a integração de pessoas e utilização de serviços.
Um dos grandes exemplos é o projeto de Parintins (AM), considerada a cidade digital mais remota do mundo. A tecnologia WiMAX providenciou acesso aos recursos médicos, educacionais e de informação para os 100.000 habitantes do local. O projeto envolveu o fornecimento do acesso de alta velocidade à Internet para um importante centro de saúde, duas escolas públicas e um centro comunitário.
Nos Estados Unidos, Baltimore e Portland são outros exemplos de que é possível estar conectado em qualquer lugar. As duas cidades são totalmente cobertas pela tecnologia WiMAX.
A demanda por conectividade está fazendo com que as operadoras em todo o mundo criem modelos de negócio competitivos, lucrativos e de baixo custo para adoção da banda larga, que é vista como uma das impulsionadoras da economia. A União Européia é um desses exemplos ao anunciar recentemente a criação de um fundo de 5 bilhões de euros para melhorias que incluem a infraestrutura para internet banda larga. O Brasil não pode ficar de fora desse movimento. Conectividade não significa apenas impacto na economia de um país, mas principalmente possibilidades de benefícios sociais.
Cássio Tietê é diretor de expansão de novos negócios da Intel
Olho:
Pesquisadores apontam que em um futuro próximo a internet será personalizada e móvel, oferecendo a informação desejada da maneira e no momento que o consumidor quiser e onde ele estiver. A grande responsável por essa mudança de comportamento é a tecnologia WiMAX, que permite um alcance nunca antes imaginado.