Como institutos de pesquisa de renome mundial já confirmam, uma estratégia de gerenciamento de processos de negócio (BPM), se implementada corretamente, pode desempenhar um papel crucial para atingir meta de ganho de agilidade que está no Balance Scorecard (BSC) de muitas corporações. E ganhar agilidade torna-se ainda mais importante no cenário de negócios mundial atual. Neste contexto, a união de BPM e SOA atende a demanda por soluções de modelagem, automação e monitoramento de processos de negócio utilizando soluções de software.
Apenas a modelagem do processo não é suficiente. Um bom ‘To-Be’ não é suficiente. Não vale vender uma ferramenta e ‘ir embora’. É preciso ser o parceiro ponta a ponta, completo. São necessárias ações de modelagem, implementação, monitoramento, simulação e otimização de processos de negócio, através de BPM e SOA, além do desenvolvimento dos serviços e integrações consumidos pelos processos automatizados, passando por arquitetura de solução e governança BPM.
A experiência do corpo técnico também é relevante. Sem equipe experiente em BPM e SOA, não tem bom projeto. Além dessa expertise tecnológica, o modelo de negócio deve ser baseado fortemente em parcerias. O BPM, se implantado através de projetos focados na cadeia de valor do cliente, pode demonstrar um excelente retorno sobre os investimentos. A proposta deve começar a trabalhar com a abordagem em um escopo reduzido e evoluir à medida que se ganha maturidade internamente.
É preciso conhecer bem antes de fazer. O que pode ser solucionado com consultoria como treinamentos, provas de conceito e avaliações de maturidade em BPM e SOA. Para os próximos anos, as perspectivas são excelentes. Muitas fontes no mercado indicam que boa parte dos projetos que envolvem processos de negócio críticos e complexos, para os quais as áreas de negócio devem responder por Service Level Agreement (SLA), serão implementados conforme a abordagem BPM e SOA.
Maurício Borges é gerente de negócios e tecnologia da Ci&T
Olho:
Como institutos de pesquisa de renome mundial já confirmam, uma estratégia de gerenciamento de processos de negócio (BPM), se implementada corretamente, pode desempenhar um papel crucial para atingir meta de ganho de agilidade que está no Balance Scorecard (BSC) de muitas corporações. E ganhar agilidade torna-se ainda mais importante no cenário de negócios mundial atual.