Os candidatos à procura de emprego que se cadastram em sites e/ou enviam seus currículos para empresas e consultorias de recursos humanos, com frequência não comparecem às entrevistas previamente agendadas.
Há uma seqüência de passos antes da entrevista. Os currículos são avaliados e pré-selecionados, verificando-se a adequação do perfil do candidato com o exigido pela vaga. Após esta triagem se faz contato com o candidato e, havendo interesse do mesmo, a entrevista é agendada. Nesse agendamento, muitas vezes as empresas (e os selecionadores) flexibilizam horários para atender a disponibilidade do candidato. Mas, com freqüência, o candidato não comparece, não telefona desmarcando o horário e portanto, desconsidera o compromisso.
Por quais motivos isto acontece?
Por falta de interesse? Insegurança? Falta de comprometimento? Mudanças de planos? Avaliou melhor a oportunidade? Desistiu da vaga? Já conseguiu outro emprego? Ficou doente? Problemas no trânsito? Foi Assaltado? Morreu alguém da família?
Com certeza o candidato tem todo o direto de não comparecer à entrevista por motivos que “realmente” o impossibilitaram. É claro que o ideal e correto seria cancelar a entrevista previamente. Mas sabemos que nem sempre isso é possível. Mas as boas práticas (para não dizer boa educação) indicam que o candidato deve fazer um contato tão logo possível se desculpando, dando uma explicação e tentando reagendar a entrevista. Esse contato faz toda a diferença, pois assim o candidato evita de ser excluído de futuros processos seletivos.
Hoje com a tecnologia disponível no mercado, que oferece diversas formas de contato, como: telefonemas, mensagem ou torpedo e e-mails é praticamente inadmissível tamanha omissão.
Esta atitude leva a uma imagem negativa do candidato que demonstra falta de comprometimento, responsabilidade e desinteresse em relação ao que lhe é oferecido e, principalmente, com as pessoas que estão envolvidas no processo.
Será que já passou pela cabeça de um candidato que o selecionador pode ter adiado compromissos pessoais ou o simples horário de almoço para atendê-lo?
Ou, outro exemplo, o candidato pode estar prejudicando alguém desconhecido, que também queria o mesmo horário de almoço para ser entrevistado e não conseguiu, pois o horário já estava ocupado?
Algumas recomendações aos candidatos:
- Antes de confirmar a entrevista avaliar bem se está realmente interessado na vaga oferecida;
- Chegar ao local da entrevista alguns minutos antes do horário agendado (a pontualidade já é considerada um ponto positivo);
- Não podendo comparecer, avisar o entrevistador com antecedência sempre que possível ou justificar a sua ausência para evitar uma imagem negativa.
Evite esta situação: não "queime seu filme”!
Gabriela Kuhl é administradora de empresas e consultora da TI Works RH
Olho:
Os candidatos à procura de emprego que se cadastram em sites e/ou enviam seus currículos para empresas e consultorias de recursos humanos, com frequência não comparecem às entrevistas previamente agendadas.