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O apoio da pesquisa qualitativa ao processo decisório com foco em Gestão de Pessoas
Por lina@gmail.com
Criado em 10/12/2009 - 00:00
No âmbito empresarial, a tomada de decisão é algo constante e fundamental. Todo profissional que queira assumir um papel decisivo, ou então que já atue em um nível gerencial, deveria possuir um conhecimento avançado adequado sobre sistemas, técnicas e métodos de análise de dados, de forma a utilizar e aproveitar informações disponíveis em seu contexto.
Com o auxílio de ferramentas adequadas, é possível explorar dados qualitativos (opiniões, críticas, sugestões, etc.) e produzir informações que sinalizem respostas pertinentes a muitos dos questionamentos que surgem no dia-a-dia de uma organização. Dados qualitativos podem identificar ou antecipar oportunidades e problemas de forma mais pontual, com custo operacional reduzido. Existem várias técnicas de coleta e de análise de dados (como a análise léxica ou o verbatim, por exemplo) que permitem identificar automaticamente este tipo de dado, como as informações do setor de pós-venda ou de atendimento ao cliente.
Além do contato decisivo com os clientes finais, outro setor não menos importante dentro das empresas, e de onde se podem obter informações de grande relevância e utilidade, é o de Recursos Humanos. Hoje, os profissionais da área de gestão de pessoas já não se preocupam somente com questões trabalhistas, mas também com o desenvolvimento e a motivação dos colaboradores, aumentando, em muito, a importância da sua atuação dentro das organizações.
Utilizando aplicativos específicos, pode-se ter, por exemplo, um controle completo sobre o clima organizacional, avaliando-se as relações internas entre funcionários do mesmo e de diferentes escalões; também é interessante um coletor de idéias e um sistema de ouvidoria interna, entre outras tantas aplicações da área. Tais recursos permitem a exploração adequada de dados qualitativos, através de procedimentos sistematizados que asseguram qualidade e mesmo originalidade nas descobertas, a partir de uma visão integrada e um tanto inovadora.
De fato, a subjetividade das informações obtidas é o que vai permitir explicar ou compreender as verdadeiras razões do comportamento de determinados setores e departamentos. Usando dados qualitativos para a tomada de decisão, com opiniões mais abertas e espontâneas, pode-se ter a chance de identificar ou antecipar situações favoráveis ou não, com a grande vantagem de partir da exploração de um dado completamente espontâneo, e não induzido de forma alguma o que poderia enviesar a informação.
A união entre a rotina de pesquisas de satisfação e relações internas, com o uso de ferramentas adequadas, potencializa o trabalho dos profissionais de gestão de pessoas, criando uma base de informações precisas e seguras, e facilitando a tomada de decisão.
* Lina Krafta é diretora Executiva da Sphinx Brasil.
Olho:
No âmbito empresarial, a tomada de decisão é algo constante e fundamental. Todo profissional que queira assumir um papel decisivo, ou então que já atue em um nível gerencial, deveria possuir um conhecimento avançado adequado sobre sistemas, técnicas e métodos de análise de dados, de forma a utilizar e aproveitar informações disponíveis em seu contexto.