Início > Artigo > E-government: TudoFácil Eletrônico
E-government: TudoFácil Eletrônico
Por roberto-pivetta@detran.rs.gov.br
Criado em 04/01/2010 - 00:00
Resumo
Este artigo descreve o e-gov (Governo eletrônico) que cresceu muito na era digital, e está sendo explorado por diversos países, onde muitos órgãos de Governo estão investindo nessa área com novas gestões públicas.
O enfoque desse trabalho será o portal de serviços e informações TudoFácil Eletrônico, que é considerado hoje uma referência nacional, agregando um imenso valor ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e à sociedade civil.
Diante disso, esse trabalho foi elaborado para demonstrar que a administração direta vem facilitando ao cidadão o acesso à informação, conferindo transparência e respondendo ao anseio do público quanto às respostas às suas necessidades.
Introdução
O início do século XXI é marcado de forma inexorável pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação. A popularização do computador e, mais recentemente, da Internet, tornaram a sua influência nas mais variadas atividades humanas um fator quase constante.
Dentre estas influências está o crescimento vertiginoso da informação. Crê-se que grande parte das informações produzidas hoje seja divulgada em formato digital. Desta forma, as informações criam oportunidades de acesso com qualidade, velocidade e permitem, pela sua eficaz transferência, ganhos de produtividade que são impossíveis de ignorar.
Diante disso, a consciência por parte da administração pública para as oportunidades geradas pelas tecnologias de informação e comunicação tem progredido, como se pode notar através de iniciativas , ações e a interação de serviços públicos através de portais eletrônicos (e-government).
O que é o Portal de Serviços e Informações TudoFácil Eletrônico
O portal de Serviços e Informações ao Cidadão – Tudo Fácil Eletrônico (www.tudofacil.rs.gov.br), que está no ar há mais de três anos, objetiva a integração de serviços públicos e foi criado para ajudar o cidadão a acessar a informação sem a necessidade de conhecer a complexidade da máquina pública.
Serviços e informações disponíveis no Portal
Em sua página principal, o portal permite uma certa autonomia ao cidadão, que através do mecanismo Buscar – O que quero fazer? pode ir direto ao serviço ou à informação desejada. Por exemplo, caso o cidadão digite a palavra DETRAN no mecanismo de busca, serão disponibilizados serviços, informações, perguntas e respostas referentes ao órgão consultado.
Características do Portal
O portal permite uma maior autonomia ao cidadão , através do processo de auto-atendimento oferecido. O cidadão pode escolher o que quer fazer, quando e onde, estando o Portal à disposição vinte e quatro horas por dia. A navegação é direcionada e prática: com no máximo três cliques, o usuário chega ao serviço desejado, devido à padronização de serviços e informações disponibilizados no portal.
O TudoFácil Eletrônico está organizado por perfis direcionados às áreas de interesse, aumentando sua agilidade. São eles: Cidadão, Empresa, Produtor Rural e Servidor Público. Na área do Cidadão, por exemplo, este pode acessar serviços como Justiça, Direitos do cidadão e Transportes, entre outros.
A estrutura é de fácil acesso, e foi concebida visando um processo de navegação objetivo, simples e totalmente intuitivo, levando seus usuários aos serviços e informações conforme seu interesse. Um dos fatores de sucesso na utilização deste portal está exatamente na facilidade de acesso a estes serviços e informações.
Os usuários interagem com o Governo de forma customizada e personalizada. O portal estabelece um novo paradigma no Serviço Público, no que diz respeito ao padrão de atendimento ao cidadão, oferecendo uma multiplicidade de serviços públicos com eficiência, qualidade e rapidez, desburocratizando e democratizando o acesso a estes serviços. Permite, assim, ao órgão governamental uma maior transparência na prestação dos serviços públicos.
Os serviços mais procurados pelos cidadãos estão em um único endereço: (www.tudofacil.rs.gov.br), que é beneficiado com esta centralização das informações.
Pontos críticos e vantagens do uso do e-government
A principal vantagem do uso do e-government para o cidadão é a centralização das informações e serviços em um único endereço eletrônico, permitindo agilidade e eficiência na busca da informação. Do lado do órgão público, a possibilidade de uma maior transparência e presteza na prestação dos serviços.
O uso do e-government acaba tendo grande êxito na desburocratização eletrônica, através do uso da Internet como meio de contribuir para a redução da burocracia estatal e facilitando o dia-a-dia de empresas e da sociedade civil.
Um dos pontos críticos que existem no uso do e-government é o ressentimento do cidadão, devido à imagem previamente existente na sociedade civil a respeito da administração pública. Isso acaba criando uma cobrança maior da sociedade em relação à transparência da máquina pública.
Considerações Finais
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul é uma referência nacional, tendo beneficiado a sociedade gaúcha com a implantação do TudoFácil Eletrônico. Sem dúvida, o Governo conseguiu alcançar seus objetivos, usando esta estratégia para reduzir o afastamento existente entre a sociedade e a administração pública.
Em face disso, ficou reconhecido também em diversos países. Com a implementação do portal, o que se pretende é que o cidadão faça uso quase constante dos serviços e informações disponibilizados no meio digital, deixando apenas os casos extremos para resolver através do atendimento presencial.
O Governo, com isso, diminui custos, respeitando sempre o princípio da economicidade e ao mesmo tempo mantém uma maior transparência e presteza na prestação do serviço para a sociedade gaúcha.
Certamente, os Governos que não estão fazendo uso de portais eletrônicos estão deixando de beneficiar-se de um precioso instrumento para o cumprimento de seu papel fundamental, que é o de sempre atuar em prol da sociedade civil. Não estão beneficiando o próprio contribuinte que o elege, pois em vez de reduzir a burocracia, oferecendo melhores serviços e ajudando o cidadão em sua busca de informações.
A administração pública terá êxito quando seus gestores políticos entenderem que a satisfação do cidadão é fundamental para a credibilidade do próprio Governo.
*Roberto Luis Bottino Pivetta é estudante do 8° semestre do curso de Sistemas da Informação da faculdade Dom Bosco.
Olho:
Resumo
Este artigo descreve o e-gov (Governo eletrônico) que cresceu muito na era digital, e está sendo explorado por diversos países, onde muitos órgãos de Governo estão investindo nessa área com novas gestões públicas.