Santa Catarina é um Estado com uma economia diversificada e competitiva. Indústrias tradicionais como a têxtil e metal mecânico convivem com economias mais recentes, como o turismo e a tecnologia.
Esta última talvez seja a mais nova e que tem ganhado cada vez mais espaço no contexto nacional e mundial.
Qualquer nação que tenha a tecnologia e a inovação como força motriz do seu desenvolvimento percebe rapidamente sua evolução econômica e social, quase sempre advindas de grandes investimentos na educação básica e profissional.
Santa Catarina precisa cada vez mais priorizar este segmento, não só para garantir este cenário, bem como para ampliar a competitividade da indústria tradicional, que pode se beneficiar diretamente das soluções inovadoras aqui desenvolvidas.
Em Abril de 2011, o setor tecnológico tem muito a comemorar.
É neste mês que a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), entidade que presido, comemora 25 anos de sua atuação.
Nossa história se confunde com a própria história do setor tecnológico de Santa Catarina e, especialmente, de Florianópolis.
Hoje agrupamos cerca de 300 empresas distribuídas em todas as regiões do Estado - grupo este nascido a partir de sete empresas que fundaram a entidade para administrar o Condomínio Industrial de Informática, na capital catarinense.
A entidade apoiou e participou de diversos momentos do segmento, especialmente em Florianópolis, como a criação do Parque Tecnológico Alfa, a atração de fundos de investimento para empresas de tecnologia, a criação e a expansão de incentivos fiscais municipais e estaduais, a ampliação da oferta de espaços voltados para empresas de tecnologia, entre outras iniciativas.
Atualmente, a entidade mantém projetos e parcerias com diversas instituições do Estado e do país, com o objetivo de ampliar a competitividade das empresas de tecnologia catarinenses no cenário nacional e mundial.
O esforço da construção de uma entidade forte como a ACATE deve ser compartilhado com todas as pessoas e instituições catarinenses e nacionais que nos apoiaram ao longo dos últimos 25 anos.
Ao longo deste um quarto de século, diversas bandeiras fizeram parte do esforço político e institucional da ACATE - a consolidação do setor como economia significativa para o Estado e para os municípios; a viabilização de incentivos fiscais e espaços para as empresas se desenvolverem; a formação de incubadoras de empresas; entre outros.
Atualmente, a ACATE tem desenvolvido esforços para ampliar a formação de mão de obra qualificada pra o setor tecnológico, por meio da aproximação entre instituições de ensino e as empresas.
Além disso, a atração de recursos para investimentos em projetos de inovação e participação nos negócios tem se apresentado como meta.
E, por fim, nos últimos dois anos, a entidade desenvolveu a verticalização das empresas por áreas de atuação, como Energia, Saúde, Educação, Telecom, Segurança, Têxtil, Finanças, Agronegócio, Governo, Games, entre outras.
Todo este esforço tem sido reconhecido nos últimos anos e no próximo dia 25 de Abril será coroado com uma sessão especial na Assembleia Legislativa em homenagem a ACATE, que muito nos honra como empresários e representantes desta fascinante economia - tão importante para Santa Catarina.
Santa Catarina é um Estado com uma economia diversificada e competitiva. Indústrias tradicionais como a têxtil e metal mecânico convivem com economias mais recentes, como o turismo e a tecnologia.
Esta última talvez seja a mais nova e que tem ganhado cada vez mais espaço no contexto nacional e mundial.