Muito tem se falado sobre otimização WAN.
O que percebo é que o conceito de aceleração WAN está mais difundido, no entanto, é necessário tirar algumas dúvidas de quando se deve optar por otimização de links.
Pretendo demonstrar de forma simples neste artigo o que é a aceleração WAN e quando optar por utilizá-la.
Primeiramente vamos entender o que é a otimização WAN.
Otimização WAN é um conjunto de técnicas que melhoram o tempo de resposta das aplicações para as requisições dos usuários.
Entre elas, as principais são: Cache, Compressão, tratamento dos protocolos de comunicação dos links, visibilidade e controle.
Basicamente, os aceleradores WAN realizarão as seguintes operações:
Os dados enviados pelo servidor são armazenados em cache e comprimidos, em alguns casos, encapsulados em um protocolo específico e criptografados.
Os aceleradores fecham uma conexão onde fazem a manipulação do protocolo de comunicação, para melhorar a integridade do link, de forma que não haja ou diminua a perda de dados, problemas com ordenação de dados, congestionamento de informações e que a capacidade de transmissão seja utilizada de forma integral.
Os aceleradores aplicarão regras de priorização de tráfego, para definir qual tipo é mais importante e deverá ser transmitido primeiro e/ou com maior quantidade de banda larga.
Assim que os dados e o link estão prontos, os aceleradores enviam as informações, um para o outro e mantém um histórico dos dados transmitidos em cachê.
Desta forma, quando um dado repetido precisa ser transferido pelo link WAN, apenas sua referência no cache – ou seja, um ponteiro – será transferido.
Resumidamente, a otimização WAN ajuda na melhoria do tempo de resposta das aplicações.
Apesar de fisicamente o link não ser alterado, virtualmente o volume de dados trafegados é muito maior, pois os dados estão compactados e muitos estão em cache, ou seja, não são retransmitidos pelos links.
Vamos entender quando se deve optar por aceleradores WAN:
Diferentemente do que algumas pessoas pensam os aceleradores WAN não foram desenvolvidos para diminuir o link do cliente, ou seja, apesar de virtualmente transferirem uma maior quantidade de informação, isso não significa necessariamente que o cliente deverá diminuir seu link contratado.
Um bom exemplo são os casos onde os links são superdimensionados, ou seja, o cliente contrata 1Mbps – por exemplo – e utiliza apenas 200Kbps do link.
O problema dele não está na largura da banda e sim em melhorar o tempo de resposta de suas aplicações.
Neste caso, a melhor opção seria um otimizador WAN para ajudar as aplicações com a priorização e controle do tráfego, com o cache local e respostas entre clientes e servidores, logo o cliente teria uma sensação de melhoria sem a necessidade de modificar seu link.
Claro que em um cenário como este vem logo a pergunta: Se o link está superdimensionado, o lógico não seria reduzi-lo após a implementação do acelerador WAN?
Isso dependeria do ambiente do cliente, pois com o acelerador WAN, o cliente agora possui a oportunidade de melhorar e acrescentar serviços baseados em WAN e como o tempo de resposta é menor, pode ser que a quantidade de requisições das aplicações aumente, implicando numa utilização física do link maior, ou seja, ao invés dos 200Kbps utiliza-se todo o 1Mbps para ter uma produção muito mais ativa e rápida.
Resumindo a ideia, deve-se optar por soluções de aceleração WAN, quando o problema está no valor do link, na quantidade de tráfego e no tempo de resposta das aplicações.
Os aceleradores WAN podem suprir a necessidade do aumento do tamanho do link, oferecer a capacidade de maior transmissão de dados e aumentar o tempo de resposta das aplicações.
*Leonardo Borba é Engenheiro de Sistemas na ApliDigital
Muito tem se falado sobre otimização WAN.
O que percebo é que o conceito de aceleração WAN está mais difundido, no entanto, é necessário tirar algumas dúvidas de quando se deve optar por otimização de links.
Pretendo demonstrar de forma simples neste artigo o que é a aceleração WAN e quando optar por utilizá-la.
Primeiramente vamos entender o que é a otimização WAN.