Conhecidas como PLM (Product Lifecycle Management), esses sistemas, vindos de outras indústrias complexas, se integraram e se adaptaram ao mercado de moda, tendo como foco o processo de ciclo de vida do produto, desde sua pré-concepção, inspiração/tema, combinação, cores, tecidos, aviamentos, design, desenvolvimento, protótipo, produção, preços e até distribuição e vendas.
Hoje, empresas de todos os portes no Brasil iniciam seus controles em sistemas após o nascimento do produto, e não conseguem controlar e medir umas das principais áreas de seu negócio, a criação do produto.
O PLM provê uma visão geral de todas as fases pelas quais uma roupa passa até chegar ao consumidor.
Ele integra pessoas, dados, processos, sistemas de negócios e fornece o histórico completo de todas as informações sobre o produto para as empresas e parceiros, com o objetivo de garantir a comunicação de todos, possibilitando medir a performance dos envolvidos, focando na qualidade do processo e do produto.
O conceito Product Lifecycle Management (PLM) tem ajudado inúmeras empresas de vestuário e varejistas no mundo a reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a eficiência e a frequência de suas linhas de produtos.
Permite que as empresas de moda criem desenhos, especificações de estilo, estrutura de produto, formem preço, mostruário, requisição de cotação (RFQ’s), e gerenciem aprovações, tudo de forma integrada e de fácil acesso a todos os envolvidos.
O suporte ao compartilhamento de informações com os diferentes departamentos (locais ou globais) garante o aumento da produtividade e a assertividade de toda a cadeia.
O principal benefício da colaboração de fornecedores e outras partes envolvidas é gerenciar coleções em banco de dados em plataforma única, de modo que tudo fica organizado, bem gerido e cuidadosamente planejado.
Anteriormente os sistemas de automação de ciclo de vida eram utilizados somente por empresas de grande porte com altos orçamentos de TI, para investir em implementações caras e de longo prazo.
Com a necessidade cada vez maior de aumentar a eficiência, deu-se origem ao sistema PLM, que, ao contrário do sistema convencional, são mais leves no orçamento e requerem menos tempo de implementação. A chegada desses sistemas à nossa realidade será o novo passo no mercado nacional.
Sistemas adaptados à realidade nacional e com foco em pequenas e médias empresas estão desembarcando por aqui, e são capazes de revolucionar a cadeia do vestuário, permitindo ao departamento de criação de moda lidar com a informação e aos gestores medir a performance de toda a cadeia.
PLM "Must be"
No mercado altamente competitivo de hoje, um sistema de PLM se torna a próxima onda de automação das empresas de vestuário. Ele não só permite que empresas da moda mantenham o ritmo acelerado, como permite atender a crescente demanda da moda, oferecendo vantagem sobre a concorrência.
Características do PLM:
• Elimina o Processo manual
• Sistema de Comunicação integrada - Colaboração com fornecedores, agentes, clientes, etc.
• Sistema personalizado e focado no mercado
• Alto ROI (retorno de investimento)
• Baixo TCO (Custo Total de Propriedade)
Os principais benefícios incluem:
• Maior Eficiência
• Redução de Custos
• Melhoria da Qualidade
* Vivien Barna é Gerente de Negócios da Millennium Network.
Conhecidas como PLM (Product Lifecycle Management), esses sistemas, vindos de outras indústrias complexas, se integraram e se adaptaram ao mercado de moda, tendo como foco o processo de ciclo de vida do produto, desde sua pré-concepção, inspiração/tema, combinação, cores, tecidos, aviamentos, design, desenvolvimento, protótipo, produção, preços e até distribuição e vendas.