Hoje no mercado de trabalho em TI existe uma grande demanda por profissionais. Emprego é uma coisa que não falta. Porém a escassez de mão de obra qualificada é uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas no mundo inteiro para preencher esse déficit em seus quadros funcionais.
A falta de talentos na área somados a taxa de crescimento do mercado de TI no Brasil, que gira em torno de 10%, junto com a taxa cambial fazem com que a remuneração de um bom profissional na área de TI chegue a inflacionar em até 20% - de acordo com estudo realizado pela consultoria de recrutamento de talentos Robert Half.
Mas como se destacar num mercado como esse, que a cada ano necessita um volume maior de profissionais qualificados? Um dos diferencias do mercado de TI são as certificações técnicas.
A certificação técnica é como um diploma universitário, mas diferente de seu irmão mais ilustre, atesta que não só o conhecimento da teoria foi comprovado pelo profissional, mas a prática também é avaliada.
As grandes empresas do mercado de TI (Microsoft®, Oracle®, IBM®, entre outras) possuem certificações para suas tecnologias e produtos.
Ao conseguir ser aprovado nos diversos testes que essas certificações exigem, o profissional recebe uma chancela que possui o conhecimento e a proficiência necessária sobre aquela tecnologia ou produto. Isso para o mercado já é um diferencial que o mercado tanto busca nos profissionais atualmente.
Vale a pena ressaltar que as certificações técnicas não substituem um diploma de graduação. Eles complementam o currículo de um profissional tornando assim possuidor de competências teóricas e práticas que tanto são almejadas pelas empresas.
Para o ano de 2012, segundo os grandes grupos de consultoria, a procura por profissionais tende a se intensificar. Cinco áreas têm grandes chances de serem as grandes tendências para esse ano: Desenvolvedores de aplicações móveis: Como o crescente número de smartphones no mercado, a demanda para aplicativos só cresce a cada ano.
Grandes empresas estão descobrindo esse nicho de mercado. Será o começo da escalada do HTML5, que roda em todas as plataformas hoje no mercado como Android, IOS e Windows Phone; Desenvolvedores para tecnologia sociais: O desenvolvimento de plataformas sociais dentro de grandes grupos empresariais é uma tendência já iniciada em 2011. Essa interatividade com o consumidor final via redes sociais é uma tecnologia que não se pode mais ignorar.
O profissional dessa área deverá ter um grande conhecimento em Web 2.0; Business Intelligence: Apenas armazenar os dados em grandes sistemas dentro de organizações não é mais suficiente.
É necessário transformar esses dados em informações relevantes ao negócio da empresa para que se possa ter vantagem competitiva. É preciso que este profissional entenda da área do negócio da empresa e como refinar esses dados; Arquitetos de governança corporativa: Até meados de 2010/2011, os serviços de business to business baseados em SOA eram a forte tendência nesse mercado.
Como as aplicações migrando para a nuvem, as preocupações em segurança e em controle das informações que não estão dentro da corporação devem ter uma atenção em especial. Gestor de TI e Gerentes de projeto: Essas eram áreas que já bem deficitárias e como o aquecimento do mercado terão uma grande procura.
As empresas precisam criar mecanismos para conseguir criar dentro das companhias uma cultura de achar os talentos para as vagas sêniores. Pois nem sempre um bom técnico se transformará em um bom gestor.
Em todos os casos existem certificações técnicas para qualificar bem o profissional interessado. Lembrando que, além de tudo isso, o conhecimento de uma língua estrangeira é um quesito mais que obrigatório.
Os parceiros locais das grandes empresas mundiais de TI possuem centro de treinamentos oficias para atender essa demanda, com diversos cursos em diversas tecnologias e produtos. Basta uma boa dose de empenho aliada uma enorme carga de estudos. Mas no fim vale a pena.
* Carlos Eduardo Seidl, Arquiteto de Soluções da SOFHAR Gestão e Tecnologia.
Hoje no mercado de trabalho em TI existe uma grande demanda por profissionais. Emprego é uma coisa que não falta. Porém a escassez de mão de obra qualificada é uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas no mundo inteiro para preencher esse déficit em seus quadros funcionais.