Com um alcance igual ou superior aos tradicionais meios de comunicação de massa, como o rádio e a TV, a internet se consolida não apenas como mais uma ferramenta de marketing e comunicação, mas abre um espectro de possibilidades até então inexistente, tanto sob o ponto de vista econômico, como sob o aspecto social. Na verdade, nunca a comunicação de uma organização foi tão democraticamente viabilizada, e os negócios tão facilmente alavancados.
Economicamente falando, uma campanha com alcance de massa era inviável para empresas de pequeno ou até mesmo de médio porte até o surgimento e popularização da internet devido ao custo financeiro implicado. Por meio das redes sociais, organizações têm condições de disseminar suas mensagens de maneira muito ágil, a um número potencial de receptores espantosamente grande e, paradoxalmente, de forma segmentada.
O caso do Facebook é exemplar nesse sentido. Hoje, essa plataforma de comunicação configura-se como um dos mais poderosos canais de comunicação digitais. Através dele é possível gerar grande visibilidade e também identificar o público-alvo da ação.
Com o Facebook é possível afinar a campanha de determinada organização, definindo idade, estado civil, atividade profissional, nível de ensino, interesses gerais, sexo. Isso proporciona um direcionamento exato para a campanha, atraindo pessoas que de fato tem interesse em determinado produto ou serviço. Para fazer uma comparação básica, o Facebook diferencia-se muito do Google, o qual trabalha quase que exclusivamente com palavras-chave.
Tradicional escola de idioma, a Aliança Francesa, é o exemplo mais claro de como o Facebook pode alavancar o negócio. A instituição decidiu, em 2012, se comunicar com seus clientes pela rede de relacionamento e a Millenium SEO SEM foi responsável pelo trabalho.
O mais curioso é que, primeiramente, a Aliança Francesa não acreditava ser o Facebook uma ferramenta utilizada pelo seu público-alvo. A campanha do Facebook, no entanto, mostrou que o público da escola está muito conectado, utilizando mais o Facebook para comunicar-se com a entidade que pelo seu site ou telefone.
A experiência demonstrou que não existe um perfil de adeptos ao Facebook. Tanto é que a ação quebrou um paradigma na Aliança Francesa, demonstrando que o público da entidade é heterogêneo, formado por pessoas de diversas idades.
Na verdade, não existe mais barreira para empresas se comunicarem com seus públicos. Através de investimentos reduzidos é possível obter resultados estratégicos e que alavancam o negócio das empresas.
*Christine Gerbauld é sócia-diretora da Millenium SEO SEM, empresa afiliada ao grupo francês Millenium Equity, especializada na otimização do ranqueamento de sites em mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e MSN.