Regras básicas de envio de SMS demonstram responsabilidade e respeito com relação aos clientes, além de aumentar as chances de sucesso ao utilizarem a solução de forma correta.
Empresas que desejam contratar esta ferramenta de mobilidade corporativa precisam estar atentas a certos detalhes para que o sucesso da ação não seja comprometido ao longo do caminho. O primeiro passo é encontrar uma integradora móvel, que atue como facilitadora no tráfego realizando a intermediação entre empresa e destinatário.
A principal dica é entender as diferenças dos serviços que estão disponíveis no mercado. Existem três tipos de SMS: o corporativo, o marketing e o interativo. No corporativo a informação repassada é parte do processo de uma empresa, que pode se comunicar com seus colaboradores, clientes e parceiros.
O marketing funciona como um canal para publicidade e promoções. Já o interativo é utilizado para entretenimento, votações, recebimentos de dicas e o interesse parte do usuário final para interagir com esses conteúdos.
Independente da tipologia, o envio do SMS deve seguir boas práticas, como: a autorização prévia do usuário quanto ao recebimento da mensagem (Opt-in) e ao seu cancelamento (Opt-out), não realizar envios de mensagens aos domingos e feriados (ressalva para casos onde o SMS é esperado), planejar os horários de envio durante a semana no intervalo das 9h às 21h, e aos sábados das 10h às 16h, respeitando o horário de madrugada e identificar o remetente no final da mensagem para que o usuário saiba quem está passando aquela informação.
É primordial ter o cuidado com o conteúdo das mensagens, não é permitido pelas operadoras divulgar ideologias de cunho político ou religioso.
O maior prejuízo de quem não respeita essas regras é em relação à imagem da marca. Quando uma empresa envia SMS com conteúdos que desrespeitam o usuário, pode resultar numa reação inversa do propósito inicial, que é o envio de informação, relacionamento e contato positivo com a marca.
Há também sanções legais e financeiras, como multas, que podem ser acionadas dependendo do caso. Portanto, seguir as regras gerais de utilização, faz toda a diferença para percepção do usuário final.
Para as empresas avaliarem a estratégia utilizada na comunicação e posteriormente definir novas estratégias, é importante contratar uma integradora móvel que disponibilize relatórios com os status das mensagens enviadas, dados de envio, leitura, informações por região.
*Gabriel Brigidi é Gerente de Produtos da Zenvia.