Imagine você, em um passeio pela década de 70, se encontrando com três jovens que, à época, tinham apenas uma pequena loja de cosméticos e um grande sonho na cabeça. Como adivinhar que aquela lojinha se transformaria na admirada Natura e aqueles três jovens seriam alguns dos maiores empreendedores brasileiros?
Esse justamente é o trabalho da área de Busca e Seleção de Empreendedores da Endeavor: encontrar as próximas empresas grandes enquanto elas ainda são pequenas.
Com a crença de que as empresas que crescem rapidamente são aquelas que mais contribuem para a geração de inovação e a distribuição de empregos e renda para o país, nossa missão é selecionar as próximas gerações de empreendedores que irão mudar o Brasil e literalmente “subir a barra” de qualidade e influência positiva no ecossistema empreendedor brasileiro.
Acreditamos que uma empresa pequena, para ser grande, deve ter alguns pré-requisitos:
1. GRANDE POTENCIAL DE CRESCIMENTO
- Para fazer uma grande empresa é necessário atuar em um mercado grande e/ou em plena expansão, que não seja limitador do crescimento do negócio;
- entendemos que basear seu negócio em um modelo rentável, replicável e escalável, que permita o rápido crescimento, é a única forma para ser grande em um mercado cada vez mais competitivo.
2. VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL
- Acreditamos que toda empresa, para existir, necessariamente resolve um problema. Buscamos as empresas que melhor resolvem os problemas e que façam isso de uma maneira única, com diferenciais claros e grandes barreiras competitivas.
3. EXCELENTE EXECUÇÃO
- Buscamos “os caras” para fazer o negócio acontecer, ou seja, empreendedores que sonhem grande, sejam apaixonados pelo que fazem e botem para fazer do jeito certo, sem atalhos;
- não acreditamos no mito do empreendedor \"super-herói\". Acreditamos que é essencial montar um time forte, que tenha as competências necessárias para que os empreendedores não se tornem um gargalo para o crescimento do negócio;
- entendemos que toda empresa deve ter um propósito muito claro, com uma gestão focada em desenvolver as melhores pessoas para atingir os maiores resultados. Selecionamos empresas que tenham uma cultura organizacional orientada ao crescimento contínuo no longo prazo.
Em 13 anos de atuação no Brasil, acreditamos já ter encontrado algumas próximas “Natura’s”: Spoleto, Tecsis e Beleza Natural. Estas são alguns exemplos de empresas comandadas por empreendedores Endeavor, que representam o espírito de alto impacto que disseminamos.
Orientados por mentores de larga experiência, como Beto Sucupira, Jorge Paulo Lemann, Emilio Odebrecht e os próprios fundadores da Natura, Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, entre tantos outros empreendedores já muito reconhecidos, os empreendedores Endeavor carregam a missão de serem o motor do desenvolvimento do país!
Cabe a eles uma parcela importante no desenvolvimento de empregos, inovação e, principalmente, servir de exemplo para a nova geração e, quem sabe, até inspirando mais uma nova “Natura” a surgir.
*Luiz Guilherme Manzano é Diretor Nacional de Busca e Seleção da Endeavor. Desde 2009, participou diretamente da seleção de 32 das atuais 59 empresas do portfólio da organização no Brasil.