Trata-se de uma experiência antiga, na qual as tecnologias, as quais foram desenvolvidas para exigências muito específicas, acabam encontrando o sucesso em outras áreas.
Ninguém podia prever que o desenvolvimento do radar acabaria um dia nos fornos de microondas, que hoje em dia se encontram em cada lar. Há algumas evidências de que algo semelhante também poderia se aplicar ao Carrier Ethernet.
Heavy Reading, analista de mercado, estima que atualmente existem mais de 800 empresas de telecomunicações, operadoras de cabo e outros prestadores de serviços com plataformas instaladas de Carrier Ethernet, para oferecerem serviços de negócios, “Triple-Play” para os consumidores privados, serviços de backhaul móvel e outras aplicações, sendo que 38 % destas empresas encontram-se na Europa.
Parece que muitos usuários aproveitam cada vez a ocasião para obterem experiências positivas com o uso do Carrier Ethernet no local de trabalho, de forma a exigirem assim as mesmas reivindicações tanto para pequenos escritórios como para o setor privado.
Como exemplo temos o fornecimento de largura de banda sob demanda. Isso representa para as empresas um grande potencial de economia, devido ao fato de que um sobredimensionamento de precaução das linhas poder ser atendido em caso de um aumento repentino da demanda de largura de banda.
A vantagem para os usuários privados torna-se imediatamente evidente. Enquanto em 29 dias do mês necessita-se apenas de uma certa capacidade da linha para uma navegação normal, provavelmente a demanda pode se multiplicar em um curto prazo de tempo ao baixar vídeos ou conteúdos interativos. Então por que alugar para todo mês a capacidade máxima necessária somente temporariamente?
O mercado varejista de Carrier Ethernet no contexto empresarial vem crescendo atualmente mais de 20 por cento ao ano. De acordo com a análise da empresa Frost & Sullivan, este crescimento tem sido impulsionado pela migração de tecnologias tradicionais para Ethernet - especialmente em relação às aplicações de serviços de virtualização, de armazenamento e de nuvem.
Neste contexto, o ano de 2012 atingiu um marco, pois pela primeira vez o uso de largura de banda de Ethernet superou a soma de todas as outras tecnologias convencionais juntas.
De acordo com a empresa Frost & Sullivan, o comércio de “Inter-Provider” com conexões de Carrier Ethernet registrou um crescimento ainda mais estável, especialmente onde o backhaul móvel e o acesso à Internet de Ethernet contribuem para o crescimento. Neste caso a taxa de crescimento anual atinge mais de 20 por cento.
Isso levanta a questão, se o setor está suficientemente preparado para este desenvolvimento. Há bons sinais. Em primeiro lugar, temos o crescimento do número de membros do “Metro Ethernet Forum” MEF, o organismo de normalização e certificação para a WAN Ethernet.
Atualmente são 220 empresas. Das quais mais da metade (130) atuam agora como prestadores de serviços, em comparação com apenas 20 por cento há cinco anos atrás. Outro desenvolvimento significativo é o aumento acentuado do número de membros provenientes de mercados regionais em crescimento, onde o Carrier Ethernet está atualmente estabelecido.
Claramente a Ethernet evolui cada vez mais como a tecnologia de acesso de escolha para negócios, bem como para aplicações semi-profissionais.
No nível individual, este crescimento se reflete no programa de certificação MEF para os funcionários profissionais. Atualmente, existem mais de 1.000 especialistas certificados e por mês o MEF registra atualmente 130 novas aplicações para o programa de CECP.
No momento a maioria que vem aqui é proveniente da América do Norte e da APAC, no entanto a Europa e a América Latina os estão alcançando rapidamente.
A fundação do Fórum “CloudEthernet” é um outro compromisso, que é dedicado à questão voltada para a prestação de serviços em nuvem baseados em Ethernet. Aqui os focos são voltados para: a virtualização, o armazenamento e as aplicações.
Olhando para um futuro próximo, com uma população de milhões de máquinas virtuais geograficamente distribuídas em vários centros de operações como um todo, bem como a migração de redes de armazenamento para soluções Ethernet, o Fórum “CloudEthernet” planeja desenvolver soluções para VLAN-Scaling, Layer-2-Performance e estabilidade ultrapassando limites de grandes domínios, bem como a consolidação de tecnologias de armazenamento sob a Ethernet.
Mesmo que o Fórum “CloudEthernet” seja uma organização independente, ele trabalha porém em estreita colaboração com o MEF. As soluções do Fórum “CloudEthernet” irão aumentar a demanda por serviços de Carrier Ethernet, o que está em consonância com os objetivos do MEF.
O objetivo é aumentar a aceitação de Ethernet na WAN como um todo. Potencialmente, considerado como um outro fator para o crescimento de Carrier Ethernet.
O próprio MEF estabeleceu recentemente uma nova comissão para analisar especificamente as negociação das conexões de Carrier Ethernet - a primeira comissão nova dos últimos oito anos. O objetivo do Comitê de Operação de Serviço (SOC) é a definição, a racionalização e a padronização dos processos de compra, venda, fornecimento e operação de serviços definidos pelo MEF.
O SOC tem sido bem aceito pelos membros do MEF. Dois terços dos membros participam deste comitê, pois isto ajuda aos provedores a acelerarem a negociação e o fornecimento de serviços através de várias redes. Para seus clientes, isso significa termos contratuais consistentes e uma comparação mais clara das ofertas do provedor.
Estes clientes se beneficiam de um processo de compra padronizado, que permite uma escolha mais ampla e mais parâmetros do que em serviços TDM, bem como a consideração das regulamentações nacionais.
Tudo indica que o Carrier Ethernet - agora CE 2.0 – há pouco tempo criado, tornar-se-á a tecnologia de conexão básica de acesso às redes, isto porque tanto os usuários profissionais e cada vez mais usuários privados não se contentam com menos. O que mostra não só a demanda crescente no mercado, mas também o compromisso do setor para atender a esta necessidade.
Total Wholesale Carrier Ethernet Services Market: Revenue Forecast
Mercado de venda total por atacado de serviços de Carrier Ethernet: Previsão da Receita
Revenue: Receita
Growth: Crescimento
*Nan Chen é Presidente do Metro Ethernet Forum