Investimento e planejamento. São as duas palavras obrigatórias para abrir uma empresa no Brasil. Além disso, diálogo e clareza também ajudam a compor uma organização de sucesso.
É sabido que parte das organizações opta por uma gestão societária, ou seja, composta por duas ou mais pessoas que dividem as responsabilidades e os lucros do negócio. No entanto, para uma união dar certo é necessário que as partes estejam realmente envolvidas no processo.
Não é tão simples quanto parece, mas também não é impossível. A palavra básica para uma boa sociedade se resume em seis letras: regras. Se decidir abrir um negócio com alguém, sente-se com a pessoa e defina as regras do negócio - sem esquecer que elas valem para todos os indivíduos envolvidos, inclusive você. São as normas que irão determinar o que pode ou não ser feito e isso é o que proporciona responsabilidade à empresa.
Conhecer o parceiro é fundamental. Não adianta decidir abrir uma empresa na crença de que os “parceiros” irão se adaptar facilmente um ao outro. Trabalhar junto já é difícil quando temos a relação patrão e empregado.
Quando se trata de duas pessoas com poderes iguais, a convivência pode ser ainda mais complicada. As parcerias devem ser montadas com pessoas conhecidas e que tenham algumas características em comum. E tudo precisa estar planejado.
Falando em planejamento, uma empresa sem ele tende a falir nos primeiros meses. Neste deve constar dos gastos com material de escritório até os investimentos mais altos. Outro ponto fundamental fica por conta do que chamo de balança empresarial.
Coloque nela as concordâncias de opiniões e planos para o presente e o futuro de todos os envolvidos. Na outra parte da balança coloque as divergências e veja qual lado pesa mais. Se as contradições forem maiores nem comece a sociedade.
Após essas questões estarem resolvidas, é hora de estipular o que cada um irá fazer dentro da empresa. Isso pode facilitar o processo de entendimento e otimizar o tempo dos sócios.
Além das ações e das responsabilidades, a remuneração deve ser dividida e aceita por todas as partes. A forma como isso irá acontecer depende do acordo de cada um, mas a satisfação tem que ser geral.
Por fim e não menos importante, a honestidade é parte do processo como um todo. A sinceridade é o maior aliado dos sócios na rotina de uma empresa. Esconder fatos ou decisões pode colocar tudo a perder já nos primeiros meses.
Se algo não agradar ou você se sentir desrespeitado em algum momento do percurso, pare tudo e converse, dialogue e resolva o problema. Guardar os desconfortos além de provocar o fim da sociedade, pode estragar uma amizade.
*Cláudio Otávio Xavier é sócio do Xavier Advogados