É muito interessante estar no mercado de tecnologia em 2014, e ainda ver como as Metodologias Ágeis aparecem como novidade para muitas empresas.
Em 2009 eu dei uma entrevista falando que era já um caminho sem volta, mas muitas empresas ainda buscam ciclos grandes de feedback e se culpam porque a gordura colocada em um projeto não foi suficiente para garantir a entrega do mesmo.
Ao contrário, deveriam entender como as entregas se tornam mais simples quando conseguimos criar um ritmo de comunicação com os nossos clientes. E quando o cliente entende que o desafio de entregar software não está em chutar um número de horas ou determinar um valor de custo de um projeto, mas em criar um processo de ritmo de entrega de valor. Que o cliente perceba as melhorias e o benefício que a solução em produção causa para a organização.
A comunicação entre cliente e time não serve para dar \"status\", mas para criar engajamento. Que os clientes tenham um sentimento de pertença sobre o projeto e sobre os rumos que ele pode tomar.
Diversas oportunidades de comunicação podem ser colocadas em um time, e elas podem ter focos diferentes. O que é certo é que todas são oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento de cadência. Vejamos exemplos:
O que se quer? Entregar valor de forma frequente aos clientes, resolvendo os problemas que mais impactam e entregando soluções que tragam maior produtividade e rentabilidade para o negócio, sempre entendendo que o próximo passo pode mudar conforme os avanços e aprendizados do time e do mercado.
Parece fácil certo? Só existe um ponto: buscar agilidade em uma equipe não é um evento.
Não se resolve com uma capacitação de 1, 2 ou 10 dias. Agilidade é um processo de falha, aprendizado, adaptação, mudanças, cooperação, colaboração e ação.
E ah. Sem fim. :)
A comunicação entre cliente e time não é para dar "status", mas para criar engajamento. Que os clientes tenham um sentimento de pertença sobre o projeto e sobre os rumos que ele pode tomar.