A norte-americana Mirantis, desenvolvedora de soluções em nuvem baseada no padrão OpenStack, recebeu um investimento de US$ 100 milhões, em uma rodada puxada pela Intel Capital.
Segundo destaca o Venture Beat, com o investimento a Mirantis iniciará uma parceria de colaboração com a Intel para impulsioanr a adoção do OpenStack em ambientes de nuvem corporativa.
Para analistas, a investida da Intel ao lado da Mirantis pode ajudar o OpenStack a ganhar tração em grandes empresas. Criado em 2010, o padrão foi adotado por gigantes como PayPal e Walmart, mas não se popularizou da mesma forma que plataformas proprietárias como o VSphere, da VMWare.
\"Estruturas nativas e abertas na nuvem, como o OpenStack, podem trazer às companhias uma verdadeira alternativa a Amazon, Google, Microsoft e VMWare\", afirmou o presidente da Mirantis, Alex Freedland.
Entretanto, a plataforma ainda tem dificuldades como sua complexidade de desenvolvimento e implementação, assim como poucos profissionais especializados.
É neste campo que a Mirantis se desenvolve, contando com cerca de 750 empregados, atendendo empresas como HP e Cisco a criar versões de OpenStack para integrar aos seus produtos.
Ao lado da Intel, o banco Goldman Sachs e os fundos August Capital, Insight Venture Partners, Ericsson, Sapphire Ventures, e WestSummit Capital participaram da rodada de aporte. Com esta rodada, a companhia já soma US$ 220 milhões em aportes.
Com 15 anos de mercado e sede em Mountain View, na Califórnia, a Mirantis atende cerca de 200 clientes, incluindo marcas como AT&T, Gap, Samsung, Symantec, Verizon, e Wells Fargo.
Para a Intel, o investimento na empresa de cloud demonstra o interesse da fabricante de chips em participar de outras frentes de negócio denro do mercado de TI. No ano passado, a multinacional comprou a Cloudera, distribuidora de software de banco de dados baseada no padrão Hadoop.