A Sensedia, empresa de tecnologia em API (Application Programming Interface) e arquitetura orientada a serviços (SOA), acaba de lançar o 99APIs, um hub público com informações sobre APIs abertas do Brasil e do mundo.
Segundo a empresa, o objetivo do 99APIs é proporcionar ao mercado um espaço gratuito para as empresas encontrarem informações sobre APIs que possam turbinar apps, divulgados por empresas empresas que desejam expor e promover suas APIs.
As informações são abertas e a curadoria será realizada continuamente pela Sensedia. O projeto começar com quase 200 APIs públicas, incluindo brasileiras e internacionais.
“Cada vez mais as aplicações são construídas usando dados e transações providas por APIs disponíveis no mercado. Encontrar essas APIs nem sempre é tarefa fácil. Em contra-partida, as empresas que as expõem têm poucas alternativas de divulgação”, afirma o CEO da Sensedia, Kleber Bacili.
De acordo com Bacili, os catálogos internacionais possuem pouquíssima informação sobre APIs e não favorecem sua descoberta.
“Para isso usamos uma plataforma de machine learning chamada Smart Canvas que aprende com a navegação do usuário e passa a exibir APIs mais relevantes para ele”, afirma.
A Sensedia tem sede em Campinas e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Filadélfia (EUA). Alguns dos clientes da empresa são Abril, Bradesco, Bradesco Seguros, Catho, Cielo, Rede, Cnova, Estácio, GVT, Ipiranga, Itaú, Novartis, Porto Seguro, Sem Parar, Serasa Experian, Tecban, TIM, Vale e Vivo.
O projeto começar com quase 200 APIs públicas, incluindo brasileiras e internacionais.