O melhor pitch é sempre aquele que abre portas e fecha negócios, marcando o início do relacionamento com investidores e clientes já na apresentação de uma startup, ou na venda de um novo produto ou serviço. Nesta etapa, a prioridade em questão está na forma de se comunicar, e assim gerar as relações em torno do negócio. Por isso, na hora de preparar um pitch, preste atenção nestas dicas:
1. Selecione alguns vídeos de pitch e reúna sua equipe para fazer um pequeno momento de estudo sobre forma e conteúdo a serem transmitidos em um curto espaço de tempo. Observe a organização do conteúdo, a expressão do corpo e da voz e, principalmente, a clareza e objetividade de tudo.
2. Defina uma pessoa da equipe que tenha maior habilidade em olhar de forma ampla para tudo que é desenvolvido pela startup ou empresa. Depois selecione as informações que são de fato relevantes e que, de forma ágil, possam explicitar todas as potencialidades da proposta. Essa definição é um norteador para o processo, já que essa pessoa deverá de fato sintetizar as informações.
3. Escolha outra pessoa para se encarregar da parte visual da apresentação ou terceirize essa etapa. Uma parte do que é falado deverá ter reforço e impacto visual, definido pela seleção da cores, pela dinâmica da apresentação, ordem do conteúdo e representação gráfica dos dados.
Lembre-se de que não se deve apresentar muita informação em texto na apresentação visual, bem como, os gráficos devem ser bem desenvolvidos para mostrarem a interpretação correta dos dados.
4. Defina a pessoa que tem maior habilidade para apresentar informações. Isso inclui boa postura corporal, boas características vocais e disposição para encarar o público e o palco. O fechamento da proposta e a definição de que seu projeto tem investidores interessados depende do conteúdo factível que você apresenta (dados de pesquisa, mercado, escalabilidade etc), mas com mesmo peso, depende da forma de apresentar.
Uma pessoa que não está bem familiarizada com o projeto, tem muitas inseguranças, com fala e movimentos de corpo rápidos demais, não será hábil o suficiente para transmitir o recado de algo que muitas vezes vem sendo desenvolvido há anos. Em um pitch de 10 minutos, ou menos até, todo esse trabalho concreto deve estar evidente, claro, conciso e sem espaço para ambiguidades.
5. Integre a apresentação visual com a apresentação falada e treine muito, até que pareça uma apresentação estruturada e sólida, porém com vitalidade e encantamento pela proposta.
6. Por fim, procure apresentar para um pequeno grupo de sua confiança, pedindo feedbacks sobre a percepção deles em relação ao projeto.
* Erica Martinovski é sócia-diretora da Corpo e Fala.