O Brasil 247, jornal exclusivo para iPad que estreou no final de março, e o vídeo blogueiro Felipe Neto criaram um manifesto e um site para protestar contra a alta carga tributária de produtos eletrônicos no país.
Em dois dias no ar, o site já 210 mil adesões, com assinaturas virtuais, e-mail e CPF. A hashtag #precojusto esteve entre as mais mencionadas no Twitter nesta quarta-feira, 27.
Boa parte dos usuários envolvidos na ação são jovens, a grande maioria do mais de um milhão de seguidores de Neto, 22 anos, cujos vídeos indignados postados no YouTube renderam fama instantânea e um programa no canal Multishow.
O vídeo gravado por Neto sobre a campanha já teve mais de 1,1 milhão de visualizações.
“No país onde o salário mínimo é de 540 reais, nosso governo tem a cara de pau de fazer com que um simples lançamento de filme em BluRay saia por 80 desses suados reais”, aponta o manifesto, destacando que se “a geração Coca-Cola esperava uma oportunidade para começar a se unir, ela chegou agora”.
O manifesto também aponta as diferenças de preços entre itens como o videogame Playstation 3 (4 vezes mais caro no Brasil do que nos Estados Unidos), o jogo para Wii Call of Duty Black OPS (3 vezes mais caro) e o iPad 64GB 3G (2,5 vezes mais caro).
Os organizadores do manifesto afirmam que seu objetivo é ir até Brasília e entregá-lo em mãos à presidente Dilma Rousseff.