5brand cresce e vira portal de marcas

O 5brand, projeto de percepção pessoal através de marcas, acaba de ser reinaugurado, em versão beta.

O projeto idealizado em janeiro deste ano pelos gaúchos Alesandro Jacoby, Martin Henkel em parceria com Taís Haussen e André Michelon consistia inicialmente em um blog hospedado no Tumblr e recebia as “5 marcas da vida” de cada participante.
31 de julho de 2009 - 12:06
O 5brand, projeto de percepção pessoal através de marcas, acaba de ser reinaugurado, em versão beta.

O projeto idealizado em janeiro deste ano pelos gaúchos Alesandro Jacoby, Martin Henkel em parceria com Taís Haussen e André Michelon consistia inicialmente em um blog hospedado no Tumblr e recebia as “5 marcas da vida” de cada participante.

“A qualidade e a relevância das informações de marcas, cruzando com profissões, faixas etárias, localizações geográficas e sexo, criaram uma base de dados muito rica e consistente”, afirma Henkel.

A mudança foi feita, segundo a equipe, quando percebeu-se o potencial de informação que o blog estava armazenando de forma desordenada.

Agora, hospedado no 5brand.net, o projeto tem objetivo de tornar-se referência em termos de marketing e branding.

Além disso, passa a permitir o login dos branders - participantes que submetem as marcas preferidas- e a troca de marcas, se necessário.

De acordo com Henkel, a fase atual contempla 20% das ferramentas de interatividade e informação que estão previstas para publicação até novembro.
 
Antes de partir para a fase de monetização, a equipe deseja crescer a base de países e usuários cadastrados. Até agora, participam "branders" de 22 países e as marcas preferidas são: Google, Apple, Coca-Cola, Adidas e Converse All Star.

Migração
Como a plataforma Tumblr não permite a exportação de dados, a equipe precisou criar tabelas transcrevendo manualmente o nome dos usuários e as tags das marcas.

Em seguida, foi necessário transferir as imagens das marcas e as tabelas para a ferramenta atual, gerar as senhas de cada brander e enviá-las por e-mail.