PESQUISA

75% dos internautas não compram música digital

Entre os que usam aplicativos de streaming de música, apenas 15,7% pagam por esse serviço. 

25 de julho de 2014 - 12:03
Entre os que pagam por música digital, os homens são maioria.

Entre os que pagam por música digital, os homens são maioria.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com Mobile Time, revela que 74,5% dos internautas brasileiros que costumam ouvir música em mp3 no celular nunca pagaram pelo download de uma faixa. 

A pesquisa entrevistou 1.484 internautas, respeitando as proporções de distribuição geográfica, faixa etária, sexo e renda familiar mensal desse grupo no Brasil.

Entre aqueles que usam aplicativos de streaming de música no celular, apenas 15,7% pagam por esse serviço. A esmagadora maioria (84,3%) opta por versões gratuitas, que geralmente incluem propagandas ou são limitadas a um período promocional.

Entre os que pagam por música digital, tanto em mp3 quanto em streaming, os homens são maioria.

Na categoria de mp3, 58,9% dos que pagam são homens. Já no streaming, esse número cresce para  60,3%.

De acordo com a pesquisa, 75,8% dos internautas brasileiros usam o celular para ouvir música. Destes, 84% escutam por meio de arquivos em mp3, 65,5% ouvem pelo rádio FM embarcado no aparelho e 30,7%, através de apps de streaming.

O estudo já havia apontado, há duas semanas, que metade dos internautas brasileiros não conhece serviços de streaming de música no celular, como Deezer, Rdio e Spotify.