A10: novidades para migração IPv4 - IPv6

A A10 Networks, especializada em tecnologia de Application Networking e Migração IPv6, anuncia a versão 2.6.4 do Advanced Core Operating System (ACOS) para a plataforma AX Series.

O novo sistema operacional integra recursos que viabilizam a migração IPv6 e a preservação de soluções IPv4  para operadoras e provedores de serviços.

24 de agosto de 2011 - 10:38

A A10 Networks, especializada em tecnologia de Application Networking e Migração IPv6, anuncia a versão 2.6.4 do Advanced Core Operating System (ACOS) para a plataforma AX Series.

O novo sistema operacional integra recursos que viabilizam a migração IPv6 e a preservação de soluções IPv4  para operadoras e provedores de serviços.

“Enquanto as organizações se ocuparem do esgotamento dos endereços IPV4 e da migração para IPv6, os dois protocolos terão de coexistir”, explica Lee Chen, fundador e CEO da A10. “No entanto, por serem originalmente incompatíveis, estes protocolos requerem soluções que permitam esta conectividade e comunicação, o que a nova plataforma AX Series oferece”, complementa.

A plataforma, segundo ele, inclui uma arquitetura de memória compartilhada 64-bit com múltiplos processadores, multi-core e multi-CPU, que entrega elevados índices de  desempenho, escalabilidade, eficiência e flexibilidade para soluções IPv4/IPv6.

Ainda conforme Chen, adicionando NAT64/DNS64 nativo ao sistema operacional Acos, além do já existente conjunto de soluções da A10 para migração IPv6, as ferramentas otimizam a integração entre hosts IPv6 e servidores IPv4.

Além disso, com a inclusão das novidades ao sistema Acos 2.6.4, a plataforma também garante suporte de dispositivos de hardware 64-bit da Ax Series ao NAT64/DNS64.

“É um complemento às atuais linhas Large-scale NAT (LSN),/Carrier Grade NAT (CGN), Dual-stack lite (DS-Lite) e soluções padrões IPv4/Ipv6 dual-stack, sem nenhum custo adicional”, afirma o executivo.

O NAT64/DNS64 pode ser implementado como uma única solução de plataforma AX Series junto a servidores IPv4 DNS existentes, ou o componente NAT64 pode ser utilizado juntamente com servidores DNS de terceiros que suportem DNS64 para funcionalidades adicionais DNS.

Entre terceiros compatíveis, Chen cita a Infoblox, parceira da A10.

Trocando em miúdos
NAT64/DNS64 são mecanismos complementares que permitem clientes  IPv6 a acessarem os conteúdos, anteriormente indisponíveis, de servidores  IPv4, tornando o IPv6 mais viável como um protocolo de produção.

O DNS64 permite a resolução de endereços a partir de redes somente IPv4 para clientes somente IPv6,  criando registros sintetizados IPv6 AAA para hosts  nos quais não há nenhum registro AAA está disponível.

Já o NAT64 possibilita a hosts somente IPv6 contatar recursos somente de IPv4.

O Dual Stack Lite (DS-Lite), por sua vez, garante conectividade IPv4 sobre um núcleo de rede IPv6.

“O aplicativo atua como um ponto final para o tunelamento de tráfego de cliente IPv4 em rede IPv6”, finaliza Chen.

Todas as novidades do portfólio da A10 já estão disponíveis no mercado desde a segunda-feira, 22.

A A10 Networks fornece soluções de rede e segurança para operadoras e provedores de serviços de TIC.

A companhia tem sede no Vale do Silício e escritórios nos EUA, Brasil, Reino Unido, França, Holanda, Alemanha, Japão, China, Coréia e Taiwan.