DADOS

Adiq aposta em BI e Analytics com MicroStrategy

Um dos desafios da companhia era otimizar a gestão de indicadores de performance de vendas.

28 de outubro de 2020 - 13:20
A Adiq detém 2,9% do mercado de adquirência. Foto: divulgação.

A Adiq detém 2,9% do mercado de adquirência. Foto: divulgação.

A Adiq, adquirência ligada ao banco BS2, adotou as soluções de Business Intelligence (BI) e Analytics da MicroStrategy, especializada em análise de dados e softwares de mobilidade, para transformar dados brutos da operação em informações estratégicas para a tomada de decisão. 

Um dos desafios da empresa era otimizar a entrega de informações, que antes era feita de forma manual, principalmente na gestão de indicadores de performance de vendas, e acompanhar a carteira e a rentabilidade dos clientes.

Assim, o uso das ferramentas foi implantado em 2019, transformando a Adiq em uma empresa orientada a dados. 

Na estrutura da companhia, a área de BI foi estabelecida dentro da diretoria comercial e atende desde o CEO e diretores de operações e comercial até os gestores de negócios e executivos de vendas, atuando de forma consultiva.

“No mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Hoje, com o MicroStrategy conseguimos gerar relatórios e dashboards com informações relevantes para os executivos de forma muito mais ágil”, afirma Willians Brasil, gerente de planejamento comercial, Pricing, BI e Analytics da Adiq.

Com as informações dos relatórios para a área comercial, os gestores da empresa conseguem visualizar diversas informações, como o quanto cada cliente gera de receita, se a carteira está performando dentro do planejado e se há oportunidades de negócios ou de melhorias.

Neste último caso, a ideia é identificar se a Adiq pode promover, por exemplo, uma campanha de incentivo ou até mesmo alterar a forma de precificação para alguma empresa.

Segundo a companhia, um importante ganho relacionado à gestão interna é que, ao analisar os relatórios de KPIs, ou indicadores de performance, os gestores identificam mais facilmente o que ainda pode ser melhorado.

“Quando começamos a mensurar os volumes de negócio de todos os clientes, após dois meses da implantação do MicroStrategy, automaticamente surgiram novas ideias para otimizar o nosso negócio. O time comercial começou a trabalhar mais orientado a dados. Foi um marco na Adiq no tocante à gestão de carteira”, conta Brasil.

A BI também otimizou a gestão do time interno de processamento de chargeback, que são os cancelamentos de vendas feitas com cartão de débito ou crédito devido ao não reconhecimento da compra, seja por parte do titular do cartão ou pela transação não estar de acordo com as regras e premissas das administradoras de cartões.

Com a ferramenta, o gestor da operação de chargeback tem visibilidade sobre informações relevantes, como a entrada de novas demandas, quantas delas precisam ser analisadas, quantas foram resolvidas, além de quantas foram finalizadas nos dias e períodos anteriores. 

Todas as áreas que consomem os relatórios e dashboards da MicroStrategy enxergam os dados e as métricas definidas de uma mesma forma. Além disso, a empresa criou uma espécie de guia, explicando desde os termos utilizados nas análises feitas até como são calculados os KPIs.

A área de BI também está usando a solução HyperIntelligence, que permite ao usuário receber informações antes mesmo de solicitá-las. Para agilizar a tomada de decisão, ela mostra informações essenciais em formato de cartões na própria tela da aplicação em uso, sem a necessidade de cliques pelo usuário. 

Essa ferramenta está rodando como uma prova de conceito na área de BI, mas a ideia é expandir seu uso para os executivos de vendas.

A Adiq também planeja, em breve, implementar um serviço consultivo para aproveitar as informações que a empresa já tem dos clientes, dando visibilidade a isso para ajudá-los a melhorar suas estratégias de vendas. 

Os dados vão mostrar em qual segmento de mercado a empresa é mais forte, qual é o segmento ou grupo de empresas mais propensos a aceitar o seu produto, entre outros insights. 

Este é um projeto piloto que está em andamento em alguns clientes e a meta da Adiq é rodar, até dezembro deste ano, os testes para validar a viabilização do serviço (MVP) e lançá-lo em 2021.

A companhia ainda deve criar modelos de propensão e clusterização para auxiliar a área comercial a entender quem são os clientes mais propensos a adquirir cada produto do seu portfólio. 

Criada em 2015, a Adiq detém 2,9% do mercado, sendo a sexta maior adquirente do país, de acordo com o relatório da consultoria CardMonitor.

Fundada em 1989, a MicroStrategy faz parte da primeira geração de empresas de Business Intelligence, junto com Business Objects e Cognos.

Mas, enquanto a Cognos e a Business Objects foram compradas por IBM e SAP, a MicroStrategy seguiu uma empresa independente.

Sua receita teve um pico de US$ 580 milhões em 2014 e vem caindo ano a ano desde então, tendo ficado em US$ 486 milhões em 2019.