ORACLE

Advanced: hora de acelerar em cloud

Para 2015, a expectativa da companhia é que a nuvem passe a representar 30% do faturamento.

29 de junho de 2015 - 12:01
Fernando Ferreira e Marcio Miorelli. Foto: Baguete.

Fernando Ferreira e Marcio Miorelli. Foto: Baguete.

A Advanced IT, canal revendedor da Oracle na região Sul e Sudeste, investiu em uma reestruturação de seus negócios para acelerar seus negócios em cloud, acompanhando a mudança de foco anunciada pela multinacional.

Segundo os sócios Márcio Miorelli e Fernando Ferreira, a empresa passou os primeiros meses de 2015 ajustando sua oferta e capacitando suas equipes para os novos serviços.

"Já passamos o período de adaptação e agora é o momento de incentivar a produção em nuvem", afirmou Miorelli, em entrevista durante o Oracle Open World, em São Paulo.

Segundo Ferreira, atualmente a venda de serviços em nuvem já representa cerca de 15% do faturamento da Advanced, que em 2014 ficou em aproximadamente R$ 20 milhões.

Para 2015, a expectativa da companhia é que estes serviços passem a representar 30% do bolo total, se tornando um dos principais motores do crescimento da empresa no ano.

"Por ser um modelo capaz de entregar resultados rapidamente com menor custo, acreditamos que a escolha por cloud terá um crescimento significativo neste momento de baixa no mercado", afirmou Miorelli.

Entretanto, para os sócios, a mudança exigiu uma readequação não apenas de portfólio e treinamento de seus consultores, mas também de sua organização administrativa.

"É realmente uma alteração de paradigmas, desde a parte de cobrança até nosso perfil de vendas e cobrança. A cloud permite e exige também uma ampliação em nosso volume de negócios", destacou Ferreira.

Uma das soluções que devem ganhar tração, de acordo com Ferreira, é o Business Intelligence Cloud Service (BICS), um produto em que a Advanced começou a trabalhar este ano e já experimenta bons resultados com os primeiros clientes.

"É um produto baseado na plataforma de dados (PaaS) da Oracle, que elimina toda a estruturação de BI e entrega em horas uma perfomance que um projeto on-premise levaria semanas ou até meses", explica o sócio.

Segundo os sócios, embora uma parcela do mercado ainda tenha resistência ao uso de cloud, a demanda está se manifestando rapidamente em diferentes instâncias em portes de empresas.

"A curto e médio prazo, a cloud híbrida vai perdurar, com clientes levando aplicações menos críticas para a cloud, assim como ambientes de contingência. Estamos prontos para atender essas necessidades", afirmou Miorelli.

Com 18 anos de mercado e mais de 80 funcionários em sua unidade na capital gaúcha, a Advanced IT atende atualmente cerca de 100 clientes, com foco nas regiões Sul e Sudeste.

* Leandro Souza cobre o Oracle Open World Latin America em São Paulo a convite da Oracle.