
Batizado de Babilônia, as obras têm previsão de início para este ano. Foto: Depositphotos
A ArcelorMittal, maior produtora de aço do mundo, investirá R$ 3,9 bilhões para instalar um grande parque eólico na Bahia, uma joint venture com a Casa dos Ventos, pioneira no mercado de energia eólica no país.
Segundo o NeoFeed, o parque terá capacidade de 554 megawatts e projeção de atender 38% das demandas de energia da ArcelorMittal no Brasil (vale destacar que siderurgia é uma atividade com alta demanda de energia).
Batizado de Babilônia, as obras têm previsão de início para este ano e deve entrar em operação em 2025.
Conforme o NeoFeed, o acordo do projeto inclui a compra de energia de 20 anos com a joint venture, com a operação sendo dividida em 55% para a ArcelorMittal e 45% para a Casa dos Ventos.
O projeto faz parte das iniciativas de descarbonização da ArcelorMittal, que no mês passado comprou a Companhia Siderúrgica do Pecém por US$ 2,2 bilhões.
“Além de fazer sentido para o clima, esse projeto tem sentido do ponto de vista financeiro e operacional. Ele reduz os custos de eletricidade e oferece segurança energética para nossos negócios no Brasil, proporcionando retornos atraentes e consistentes no longo prazo”, disse Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal, em um comunicado.
Atualmente, cerca de 890 parques eólicos existem no país, sendo 85% deles instalados na região Nordeste.
O Grupo ArcelorMittal está presente em mais de 60 países, contando com mais de 210 mil empregados.
A empresa é a maior produtora de aço do Brasil, com capacidade instalada superior a 12,5 milhões de toneladas ao ano. Com plantas industriais em seis estados, emprega cerca de 17 mil pessoas no país.
Já a Casa dos Ventos atua no mercado de energia renovável do Brasil desde 2007.
Com sede em São Paulo, a empresa conta com mais de 17 GW de potência instalada e mais de 680 funcionários.