COMUNICAÇÃO

Arteche adota Exchange Online

O processo de migração contou com a Sofhar, empresa parceira de solução da Microsoft.

20 de junho de 2014 - 11:00
Arteche adotou Exchange no Brasil. Foto: Divulgação.

Arteche adotou Exchange no Brasil. Foto: Divulgação.

A Arteche EDC e STK Sistemas, empresa do grupo Arteche no Brasil, aderiram ao uso do Exchange Online e migraram seus dados para a nuvem para ter ampliado seu espaço de armazenamento e a disponibilidade garantida no acesso aos dados e troca de e-mails.

O grupo Arteche atua no mercado elétrico, oferencendo soluções, aplicações e equipamentos para o setor, nas áreas de geração, transmissão, distribuição ou na indústria de energia.

De acordo com Daniel Manenti, gerente de TI da Arteche, as empresas já trabalhavam com versões anteriores do Exchange e Office e estavam com licenças antigas em uso. Após analisar opções de mercado e os custos, optaram por aderir a nuvem. 

“Percebemos que teríamos mais ganhos escolhendo a opção do Exchange no Office 365. Isso porque não teríamos que investir em infraestrutura interna para ampliar nossa capacidade de armazenamento, otimizamos o trabalho da nossa equipe e passamos a manter nosso o licenciamento atualizado”, explica.

Ao todo, no processo de migração da Arteche, 220 caixas de e-mail foram transferidas para o Exchange Online e, na STK Sistemas, inicialmente 105. 

Um ano depois, mais 35 caixas passaram pelo mesmo processo, totalizando, na empresa, 360 contas armazenadas na nuvem.

O processo de migração contou com a Sofhar Gestão e Tecnologia, empresa parceira de solução da Microsoft, que delineou o projeto junto à Arteche. 

“Nós fizemos um estudo das necessidades deles e a partir disso desenvolvemos o projeto. Nós preparamos o ambiente na Arteche, fazendo as configurações necessárias no servidor local. Depois disso, realizamos treinamentos com a equipe interna e a migração das caixas foi realizada”, explica Roberto Clementi, diretor de operações da Sofhar.

Após a finalização do processo de transferência de dados, a Sofhar fez os ajustes finais e assim o sistema passou a funcionar por completo. 

O projeto foi iniciado em junho de 2013 e finalizado em novembro do mesmo ano.

Entre os principais benefícios que a Arteche teve após a implementação do sistema estão o aumento produtividade, já que o acesso às informações é em tempo real e com menos possibilidades de instabilidade, além da segurança das informações armazenadas e transitadas, e a disponibilidade além dos domínios da empresa, proporcionada pela mobilidade que o Office 365 oferece integrado com ambiente de e-mail archiving cloud. 

“Outra preocupação que eliminamos foi a necessidade de compra de novos softwares periodicamente, pois, com as licenças, as atualizações são automáticas e não é preciso esperar sucatear para justificar o pedido de novos investimentos”, afirma Manenti.

Hoje, com o processo completo, a implementação foi considerada um sucesso no Brasil e estimulou que a matriz da empresa, localizada na Espanha, também decidisse usar o Exchange do Office 365 para sua atuação na Europa.

A Arteche foi fundada em 1946 e chegou à América Latina em 1979. Hoje, está presente em 11 países. Globalmente, emprega 2,3 mil profissionais.