Guilherme Corsetti (Base Digital), Pedro Balsemão (Atendo) e Marcos Schestak (Base Digital).Foto: divulgação.
A Base Digital, consultoria especializada em criar jornadas de usuários, acaba de anunciar a aquisição da Atendo, startup de tecnologia voltada a soluções de atendimento omnichannel e automação inteligente.
O valor e os termos da transação não foram revelados, mas a empresa projeta faturar em torno de R$ 50 milhões no período de três anos com a compra.
Fundada em 2023 em Porto Alegre, a Atendo possui uma plataforma de suporte e atendimento ao cliente que integra múltiplos canais de contato, como WhatsApp, chatbots, e-mail e redes sociais.
Na solução, a empresa visualiza os atendimentos em modo kanban e pode acompanhar relatórios completos e em tempo real, incluindo a satisfação dos clientes por meio de pesquisas NPS (de satisfação dos clientes).
Nos últimos anos, a Atendo construiu projetos corporativos em conjunto com a Base para clientes como Dexco e Jimo.
Com a entrada no grupo, a startup passa a operar dentro da estrutura da compradora, mantendo sua marca original, mas com governança, processos e padrões integrados à consultoria.
“Nossa tecnologia passa a ganhar musculatura com a estrutura e a rede de clientes da Base. Isso nos permitirá acelerar inovações em IA generativa, expandir integrações e ampliar a capacidade de atender empresas de grande porte”, comenta Pedro Balsemão, fundador da Atendo.
Segundo a Base, o principal fator que motivou a aquisição foi a crescente demanda do mercado por soluções capazes de transformar dados dispersos em inteligência acionável para melhorar a eficiência operacional e o relacionamento entre companhias e consumidores.
A aquisição deve ampliar o alcance do seu ecossistema ao incorporar uma camada estratégica de relacionamento e automação com IA.
“A Atendo chega para costurar a última milha da jornada digital que já construímos com nossos clientes. Se antes atuamos no desenvolvimento de plataformas, conteúdo e performance, agora passamos a integrar também em relacionamento, unificando dados, canais e automações em uma visão única do consumidor”, afirma Marcos Schestak, CEO e cofundador da Base Digital.
Para 2026, a Base Digital projeta um crescimento de cerca de 20% em faturamento. A meta é firmar ao menos cinco contratos no modelo enterprise, com a Atendo integrada aos sistemas e operações de grandes empresas.
Com atuação concentrada nos polos de São Paulo e Rio Grande do Sul, a Base mantém presença nacional e já realizou entregas para clientes na América Latina, Estados Unidos e Europa.
A empresa pretende consolidar sua presença na região latino-americana nos próximos anos, especialmente em países como Argentina, Uruguai e Paraguai.
Recentemente, a companhia também adquiriu a Grano, spin-off dedicada ao desenvolvimento de uma metodologia de microlearning, que transforma conteúdos corporativos tradicionais em experiências curtas, visuais e gamificadas no formato de stories.
Fundada em 2010 por Marcos Schestak, Guilherme Corsetti e Rafael Busetti, a Base Digital nasceu da união de três especialistas com experiência em produtos digitais, gestão e desenvolvimento.
Desde então, o crescimento do negócio foi financiado pelos próprios resultados e sem aportes externos. Hoje com cerca de 60 funcionários, a consultoria atende mais de 40 empresas como Google, Raízen, Eletrobras, SLC Agrícola, Natura, Red Bull e Jimo.
A companhia desenvolve soluções digitais sob medida, como sites institucionais, plataformas, e-commerces, integrações, automações, soluções com inteligência artificial, microlearning, sustentação e performance digital, com foco em SEO, conteúdo estratégico e analytics.
