ATENDIMENTO

Base Digital compra Atendo

Com a aquisição, a empresa projeta faturar R$ 50 milhões em três anos.

09 de dezembro de 2025 - 15:28
Guilherme Corsetti (Base Digital), Pedro Balsemão (Atendo) e Marcos Schestak (Base Digital).Foto: divulgação.

Guilherme Corsetti (Base Digital), Pedro Balsemão (Atendo) e Marcos Schestak (Base Digital).Foto: divulgação.

A Base Digital, consultoria especializada em criar jornadas de usuários, acaba de anunciar a aquisição da Atendo, startup de tecnologia voltada a soluções de atendimento omnichannel e automação inteligente. 

O valor e os termos da transação não foram revelados, mas a empresa projeta faturar em torno de R$ 50 milhões no período de três anos com a compra.

Fundada em 2023 em Porto Alegre, a Atendo possui uma plataforma de suporte e atendimento ao cliente que integra múltiplos canais de contato, como WhatsApp, chatbots, e-mail e redes sociais.

Na solução, a empresa visualiza os atendimentos em modo kanban e pode acompanhar relatórios completos e em tempo real, incluindo a satisfação dos clientes por meio de pesquisas NPS (de satisfação dos clientes).

Nos últimos anos, a Atendo construiu projetos corporativos em conjunto com a Base para clientes como Dexco e Jimo. 

Com a entrada no grupo, a startup passa a operar dentro da estrutura da compradora, mantendo sua marca original, mas com governança, processos e padrões integrados à consultoria.

“Nossa tecnologia passa a ganhar musculatura com a estrutura e a rede de clientes da Base. Isso nos permitirá acelerar inovações em IA generativa, expandir integrações e ampliar a capacidade de atender empresas de grande porte”, comenta Pedro Balsemão, fundador da Atendo.

Segundo a Base, o principal fator que motivou a aquisição foi a crescente demanda do mercado por soluções capazes de transformar dados dispersos em inteligência acionável para melhorar a eficiência operacional e o relacionamento entre companhias e consumidores. 

A aquisição deve ampliar o alcance do seu ecossistema ao incorporar uma camada estratégica de relacionamento e automação com IA. 

“A Atendo chega para costurar a última milha da jornada digital que já construímos com nossos clientes. Se antes atuamos no desenvolvimento de plataformas, conteúdo e performance, agora passamos a integrar também em relacionamento, unificando dados, canais e automações em uma visão única do consumidor”, afirma Marcos Schestak, CEO e cofundador da Base Digital.

Para 2026, a Base Digital projeta um crescimento de cerca de 20% em faturamento. A meta é firmar ao menos cinco contratos no modelo enterprise, com a Atendo integrada aos sistemas e operações de grandes empresas.

Com atuação concentrada nos polos de São Paulo e Rio Grande do Sul, a Base mantém presença nacional e já realizou entregas para clientes na América Latina, Estados Unidos e Europa. 

A empresa pretende consolidar sua presença na região latino-americana nos próximos anos, especialmente em países como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Recentemente, a companhia também adquiriu a Grano, spin-off dedicada ao desenvolvimento de uma metodologia de microlearning, que transforma conteúdos corporativos tradicionais em experiências curtas, visuais e gamificadas no formato de stories.

Fundada em 2010 por Marcos Schestak, Guilherme Corsetti e Rafael Busetti, a Base Digital nasceu da união de três especialistas com experiência em produtos digitais, gestão e desenvolvimento.

Desde então, o crescimento do negócio foi financiado pelos próprios resultados e sem aportes externos. Hoje com cerca de 60 funcionários, a consultoria atende mais de 40 empresas como Google, Raízen, Eletrobras, SLC Agrícola, Natura, Red Bull e Jimo.

A companhia desenvolve soluções digitais sob medida, como sites institucionais, plataformas, e-commerces, integrações, automações, soluções com inteligência artificial, microlearning, sustentação e performance digital, com foco em SEO, conteúdo estratégico e analytics.