RFID

Beni Car gerencia chaves com IdentKey

Em um mês, concessionárias do grupo chegavam a perder até três chaves.

04 de outubro de 2023 - 16:22
Cofre com as chaves é aberto através de senha. Foto: divulgação.

Cofre com as chaves é aberto através de senha. Foto: divulgação.

O Beni Car, grupo paulista de concessionárias Honda, adotou a solução da IdentKey, empresa brasileira especializada em gestão de chaves.

Até então, a companhia enfrentava desafios relacionados à questão, com perdas que resultaram em prejuízos financeiros. 

Em um mês, as lojas chegaram a perder até três chaves, prejudicando a eficiência e a segurança de suas operações. A falta de controle também afetava o processo de pós-venda, onde carros em manutenção frequentemente eram deixados sem supervisão.

Segundo a IdentKey, a maior incidência de perda de chaves está na chegada dos veículos e movimentações internas de funcionários e terceirizados.

O manobrista leva o carro para o estacionamento ou centro logístico, deixa as chaves no almoxarifado. Depois, o veículo vai para mecânico, lavagem, colocação de acessórios e fotos. Por fim, fica disponível para venda e test drive. Em cada um desses processos, a chave passa por diversas pessoas.

"Não tínhamos um sistema para rastrear quem pegou os carros, por quanto tempo e para onde foram. Isso resultava em perda de dinheiro e falta de controle sobre os test drives", conta Ronaldo Mikami, diretor geral do Grupo Beni Car. 

Em julho de 2023, o primeiro IdentBox, equipamento que faz o controle e o armazenamento eletrônico de chaves, foi instalado em uma de suas lojas em Campinas, com capacidade para 75 chaves. 

Na prática, o sistema permite rastrear as chaves e os carros em todas as unidades através de gestão de acesso e segurança biométrica de controle de chaves por aplicativo em nuvem, baseado em tecnologia RFID.

Para retirar uma chave, o usuário digita sua senha no painel touch do cofre ou abre através do aplicativo em seu celular. Depois disso, escolhe qual chave quer retirar e o painel se abre, com uma luz piscante indicando a chave correta. Para devolução, o mesmo processo é feito de forma inversa.

Nesse meio tempo, dados como localização, tempo em oficina e tempo de test drive dos veículos seminovos são visualizados e controlados na ferramenta.

“Não é raro perder chaves em concessionárias. É algo comum. Só em 2023, antes do IdentBox, quatro chaves foram perdidas. Além de tornar as operações mais organizadas e eliminar as perdas, o aspecto mais importante foi o controle das informações e relatórios", avalia Mikami.

Em um mês, o projeto foi estendido para as outras lojas da empresa na cidade e, até o final do ano, todas as unidades da Beni Car devem ter o cofre instalado. 

"A gestão ativa e a integração entre todas as lojas foram fundamentais. Agora sabemos exatamente onde cada carro está, quem o pegou e para onde foi. Isso não só melhora nossa eficiência, mas também passa a ideia de inovação e sofisticação para nossos clientes", afirma Mikami.

Para o futuro, o Grupo Beni Car planeja expandir o uso dos equipamentos da IdentKey para suas oito concessionárias de motos.

Em atuação desde 1994, o Grupo Beni Car possui três lojas em Campinas, além de filiais em São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga. A empresa vende cerca de 1,5 mil veículos seminovos e 2 mil carros novos da marca Honda a cada ano.

Já a IdentKey atende concessionárias de veículos, locadoras, transportadoras e estacionamentos com uma solução inédita no país. Com presença em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Estados Unidos, possui clientes como Honda Banzai, Triumph BH e Carbel Auto Group.

A empresa nasceu após os fundadores notarem a adoção massiva desse tipo de ferramenta nos Estados Unidos e na Europa, bem como o interesse dos brasileiros. Com isso, foi realizado um investimento de R$ 5 milhões por dois anos para desenvolver uma solução para atender o Brasil e a América Latina.