
MX 514PB, projetor 3D da BenQ fabricado no Brasil. Foto: divulgação.
A BenQ, fabricante de monitores, projetores, câmeras digitais e filmadoras iniciou em dezembro último a produção de projetores no Brasil, em parceria com a Diebold.
Com essa decisão, a BenQ passa a ser a primeira do segmento a produzir no país. O início da manufatura segue dois anos de parcerias entre as companhias. Este foi o segundo passo.
“A BenQ e Diebold desenvolveram alguns projetos conjuntamente, o que nos deu toda segurança necessária para tomar a decisão”, disse Marcelo Café, diretor comercial da BenQ no Brasil.
A produçao local ofererá inicialmente dois modelos, o MS 513PB, projetor SVGA, e o MX 514PB, modelo XGA com recursos de projeção 3D. O MX 513PB custa R$ 1.599, enquanto o MX 514PB sai por 1.899.
Segundo o executivo, a produção local trará benefícios para a empresa e para o mercado, reduzindo preços reforçando a presença no Brasil, que é um forte alvo para os próximos três anos.
"Essa decisão também faz parte da nossa estratégia de ganhar o share de 30% que está nas mãos do mercado cinza“, informa o diretor.
Desde dezembro passado, a fábrica da Diebold já produziu 3000 projetores BenQ , mas sua capacidade instalada chega a 6 mil peças/mês.
“Não existe histórico de produção desse tipo de produto no mercado brasileiro, e a Diebold comprovou possuir know how para conduzir esse projeto”, atestou Café.
Ele antecipa que a expectativa é aumentar os números, com o plano de triplicar a produção até o próximo ano.
A BenQ possui mais de 10 modelos diferentes de projetores e o volume de modelos importados ainda é alta, mas a companhia vem mantendo conversas com o governo brasileiro para viabilizar a produção de todos os modelos localmente.
Até março de 2013, a fábrica da Diebold, localizada em Manaus, terá entregue cerca de 6,5 mil peças.