BR terá centro de dados da Adobe para AL

A Adobe tem planos de instalar um centro de dados no Brasil, mirando nas operações da empresa na América Latina.

15 de agosto de 2011 - 11:33
BR terá centro de dados da Adobe para AL

A Adobe tem planos de instalar um centro de dados no Brasil, mirando nas operações da empresa na América Latina.

A intenção foi revelada por Marta Clark, vice-presidente da Adobe para a América Latina e Caribe, ao jornal Valor Econômico dessa segunda-feira, 15.

Segundo o jornal, as estrutura de centros de dados serão terceirizadas e funcionarão como base para os serviços relacionados aos sistemas de análises de dados.

No Brasil, o projeto está na fase de busca de parceiros e avaliação de investimentos.

“O objetivo é dar às empresas da região a mesma performance entregue para os nossos clientes na Europa e nos Estados Unidos”, disse Fábio Sambugaro, gerente-geral da Adobe no Brasil, ao Valor.

Esses centros também vão expandir e aprimorar a oferta de outros serviços on-line da Adobe, como a entrega de sistemas no modelo de software como serviço.

Nesse formato, os programas não ficam instalados no computador do usuário. Os recursos são acessados via internet e o pagamento se baseia em assinaturas, semelhante a uma conta de luz ou água.

Sambugaro também disse ao jornal que, além das companhias de mídia e entretenimento, que representam cerca de 60% das receitas empresariais da Adobe, o pacote de sistemas permitirá a expansão da companhia em outros segmentos econômicos.

Entre os mercados com maior potencial, ele cita finanças, governo, manufatura, varejo e educação.

Leia a matéria completa do Valor Econômico (para assinantes) nos links relacionados abaixo.