
Pode até começar pequeno, mas maioria dos brasileiros quer negócio próprio. Foto: Flickr.com/edson_lima
No Brasil, um estudo sobre a relação entre a população e o empreendedorismo, realizado pela Endeavor identificou que três em cada quatro pessoas – 76% da população brasileira – pretendem ter seu próprio negócio.
É a segunda maior taxa do mundo, ficando atrás apenas da Turquia.
Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas um a cada dois americanos demonstram esse mesmo desejo, mostra o estudo.
Muito além de sonhar, os brasileiros querem realizar: mais de 50% dos entrevistados acha provável abrir uma empresa de fato nos próximos cinco anos.
No entanto, apenas para 19% essa possibilidade é “muito provável”, um porcentual baixo se comparado ao potencial dos brasileiros.
A pesquisa aponta que, de acordo com a percepção da população, os principais motivos que desencorajam a carreira empreendedora são a falta de recursos financeiros e a possibilidade de falência – mesmas razões presentes em pesquisas mundiais da entidade sobre o tema.
Outra barreira encontrada por quem pensa em empreender é a necessidade de ter uma noção concreta e real dos riscos e outras demandas que a empreitada exige.
"Em conversa com os empreendedores, percebemos a importância de ter um exemplo de sucesso no seu circulo de relacionamento”, aponta Amisha Miller, gerente de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor.
Segundo ela, muitas vezes o valor de uma boa preparação é subestimado, relegando-se muita atenção ao famoso “dom natural de empreender”.
“Os empreendedores que estão crescendo são aqueles que buscam acessar fontes variáveis de informação, procuram a orientação de organizações de apoio e obtiveram um bom nível de educação formal”, afirma ela.
A gerente afirma, ainda, que esses empreendedores são os únicos que efetivamente empregam outras pessoas e representam apenas 4% do total da população.
A pesquisa da Endeavor foi realizada com brasileiros de todas as regiões do país com o objetivo de mapear as diferenças entre empreendedores e não empreendedores.
A meta, segundo Amisha, é ver em que áreas é preciso oferecer capacitação, recursos financeiros e ambiente regulatório favorável para incentivar o empreendedorismo no país.
Com sede em Nova Iorque, a Endeavor atua no fomento à atividade empreendedora por meio de parcerias em 17 países.
Cada unidade possui administração independente, sendo mantida por empresários e parceiros locais.
No mundo, a entidade apoia 443 empresas e 708 empreendedores. Em 2011, o faturamento das companhias listadas em seu portfólio somou US$ 5 bilhões.
No Brasil, a organização apoia 58 empresas e 118 empreendedores.